Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Servo do Deus Altíssimo, escritor a seu serviço e evangelista. Um homem movido pelos propósitos de Senhor. Bacharel em Teologia no Seminário Peniel,1998, Curso de Leader no Haggai Institute, Maui, Hawai,2001. Há um ano retornei de Angola onde fizemos um trabalho missionário. Como escritor, tenho preparado quatro livros que serão lançados, em breve, e cuja abordagem diz respeito a visão atual do Evangelho no mundo moderno. O primeiro livro tem como título "A Face Oculta do Evangelho". Na vida secular, sou casado e tenho três filhos:Thiago, Camila,Lucas e minha nora e filha por adoção Rosana. Tenho um neto Benjamin de dois anos e agora uma neta linda, Alice, que serão servos do Senhor e farão diferença neste mundo. Toda a família tem obedecido ao Ide do Senhor Jesus e por isto estamos alegres: Minha esposa Regina é pastora e meus filhos são levitas,chamados para o louvor na Casa do Senhor. Congrego na Igreja Nova, Barra da Tijuca, na qual o Pastor é Maurício Fragalle, que me tem feito ver mais profundamente o que é viver uma vida de fé na Palavra de Deus. A Deus toda a glória, sempre!

Translator

English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translator By Ferramentas Blog

Arquivo do blog

Seguidores

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Fé na Terra?

Jesus disse em Lc.18, no fim da Parábola do Juiz Iniquo, que não temia a Deus e nem respeitava homens. Ou seja, o diabo.
Quando vier o Filho a terra, porventura achará Fé? O que vocês pensam?
Eu pensava que haveria junto com o Avivamento Mundial, uma quantidade enorme de pessoas de uma nova geração, que iria inundar a terra e as Igrejas com pessoas fazendo milagres e vivendo na fé genuína da Cruz de Cristo. 
Mas, mudei de idéia, pois as pessoas estão enchendo Igrejas por causa das ofertas e da angústia mundial e seus problemas, apesar da pobreza de revelação, Palavra, e caráter cristão, e ainda dos da maioria que estão à frente e se dizendo pregadores e ministros do Evangelho.
Semana retrasada, nestas andanças por lugares que trabalho agora, e com um Pastor amigo, verifiquei isto. Uma grande Igreja, convidou um pregador Pastor, que segundo ele, tem uma Igreja grande e linda no Rio de Janeiro, para trazer a mensagem. Confesso, que nem eu, nem este amigo, e nem sua esposa entendemos nada. Que dirá o povo simples e sedento de Deus? Imaginem, o que o pai pregava e este copiou?

*Meus filhos, cada um deles está numa Igreja, exercendo seus ministérios. Minha mulher também. E eu, nunca briquei com ninguém na vida. Sou um engenheiro raro no mundo, joguei nas onze posições quando via panelinhas, ou grupinhos seletos. Deus me deu dom de Profeta e de pregar para pecadores em qualquer lugar. E ainda, o dom de escrever, que não brigo para ser pastor ou pregar de vez em quando numa Igreja. 
*Não fique fora desta, irmão! Você é Sacerdote, tem a Unção dos Santos, Escolhido por Deus. Chega de ficar sentado nos bancos de reserva, aguardando uma oportunidade danada! Muda da time, ou muda de posição! Jogue! A tempo e fora de tempo, e em templos e fora de templos.
Aquele homem, falou quase uma hora de um versículo do AT, como sempre, e tudo complicado. Entendi, finalmente, que ele disse que era filho de um Pastor aposentado, e agora comanda a Igreja, e ainda se autodenominou, pregador. Pode ser construtor, administrador, animador, mas pregador, não mesmo! Ou, Conferencista de Auto Ajuda Gospel.
Ora, os escolhidos, no meio dos chamados, que Jesus disse que são poucos, é que vão fazer diferença neste mundo, no Avivamento final, que está acontecendo no Brasil e no mundo.
Não se iludam, que fé será encontrada com raridade, em Igrejas pequenas, reuniões pequenas em casa, e raramente em templos imensos e ricos, de onde sairão somente emoções e dinheiro para poucos viverem nababescamente. Milagres serão cada dia mais raros para os não escolhidos por Deus.
Esta escolha dependerá somente de mim e de você, de nosso objetivos mundanos ou celestiais, e os frutos serão conhecidos bem, aqui na terra, e muitos de frente ao Juiz dos Juizes.
Ninguém pode escolher alguém para estar neste Avivamento e ganhar a Coroa de Glória, prometida aos Fiéis na Fé, com uma nomeação, um título ou cargo em Igrejas! Deus é que conhece os corações, e vivemos muito de aparências e ocultando de todos o nosso coração.
Fé é a certeza das coisas que se esperam e a Prova do que não se vê. 
E sem fé é impossível agradar a Deus, como diz Hebreus 11:6.
Obras, ativismo, shows, atividades, musicais, danças, teatros, grandes construções, tentaram inutilmente substituir a fé e a Obra de milagres que Jesus realizou na Cruz, sem Sucesso.
Quer saber quem é Sucesso no mundo de Deus? Aquele que vive pela fé.
Ter bens, dinheiro, bons empregos, rosto no Youtube, Facebook, escrever livros, gravar discos, e ter diplomas de Teólogos e pregar pelo mundo gospel, não significa nada para Deus. Porque?
Paulo diz que tudo que não é da fé é pecado. Rom.14:23
Igreja, crente, irmão, sem Revelação é Religião. Onde eu encontro milagres e sinais e prodígios e salvação verdadeira neste mundo? E de graça! Nunca se acostume na vida com Jesus, na falta de excelência, de fé, de pregações, de ensino, de obras nascidas em Deus!
Somos atletas de Jesus ou não? Então, joga com fé em Jesus!
Não imitem homens, pois todos foram para o mesmo abismo um dia, quando quiseram fazer tal tolice! Aprenda mais com os erros do que com os acertos dos religiosos de nossos dias.
Esforça-te, por um lugar ao lado do Pai, na Glória de Deus, e não, um lugarzinho num palco, ou púlpito, em templos feitos por mãos, nesta religião cristã. O Anticristo, somente não vai ficar satisfeito com o que o seu espírito lança nas Igrejas, e que já está entre (I João 4:3) nós tem pregado e ensinado nas Igrejas e mídia gospel, porque Deus separou 7.000 profetas, que não dobraram seus joelhos a Baal e aos políticos e a vaidade e a ganância deste mundo. Não é sete mil pessoas, mas um número divino, que Deus separou nos céus de antemão, para nunca se corromperem com a religião e com o mundo gospel. Seja um destes!
São espíritos de ganância, vaidade, poder humano, acomodação espiritual, prazeres, sexo sem casamento, mentira, lares desfeitos, soberba, falta de fé e de intimidade com Deus, entre outros. Comiam, bebiam, vendiam, compravam, casavam, davam-se em casamento sem aguardar o tempo de Deus, e veio o Dilúvio, e a destruição de Sodoma. Como nos dias de Noé e de Ló.
Maranata Ricardo Rezende

sábado, 22 de fevereiro de 2014

A Prova de Nossa Fé

Irmãos, inicialmente, vamos a algo importante sobre Deus e seus conceitos sobre Ele. A Palavra nos afirma que toda a boa dádiva em de Deus, do Pai das luzes, onde não nem mudanças e nem sombra de variação. Diz ainda, que Deus é nosso galardoador, para os que o buscam. Fala ainda que a Sua Vontade é boa, perfeita e agradável. Além de inúmeras bênçãos nos prometidas por Jesus, e em toda a Bíblia, que adquirimos pela Fé.
A maldição verdadeira é que o diabo, astuto, nosso adversário, tem entrado na mente e nas pregações da grande maioria das Igrejas, nos velórios, nos hospitais, nas casas de crentes e obreiros, e colocada a culpa de toda desgraça, doenças, mortes precoces e fracassos na conta de Deus, para justamente o crente ter medo de Deus e ver Deus como carrasco.
Muitos têm pregado que Deus é que mata que coloca doenças, e que tudo é bênção de Deus. Pensa um pouquinho. Estas coisas são galardões, vem de um Pai amoroso, é bom, perfeito e agradável?
Usam até Jó para se justificarem naquela sandice dele: Deus deu e Deus levou! Quem lê honestamente até o fim, vê que Jó disse que tinha falado a respeito de Deus coisas loucas e que não entendia. E que era igual a todo e grande maioria da Igreja de Jesus. Conhecia a Deus  somente de ouvir falar, mas agora meus olhos te veem.
Jesus falou algumas vezes para quem Ele curava: Vai, pois tua fé te salvou! A palavra Salvação no grego inclui cura da alma, salvação da Ira de Deus e cura física também. Se alguém exclui das pregações e das Igrejas a cura, podemos constatar que na verdade, a grande maioria não está salva, pois ir à  frente, numa reunião emocionante, não é salvação. Se ela duvida da cura, também duvidaremos da Salvação, pois saem da mesma Cruz.
Pasmem! Igreja, títulos, dons, cargos não salvam ninguém da Ira divina!
Quando amigos e irmãos, tua mente, teus amigos, teus irmãos, o diabo, a mídia gospel, a mídia mundial nos pedirem a prova de nossa fé nas promessas de Deus, e nas promessas individuais e até loucas para os religiosos, você e eu responderemos: A Cruz do Calvário.
Dela, foi que emanou paz, alegria, salvação, cura, milagres, Justiça de Deus, libertação, santidade, perdão de pecados, livramento de maldições, intimidade com Deus, e milhares de promessas, que vivemos, não por vista, mas por fé.
Olhando sempre para Jesus, autor e consumador de nossa fé, que da Cruz não teve vergonha dela e venceu principados e potestades e triunfou sobre eles.
Fé é certeza das coisas que se esperam (esperança concreta), e a Prova das coisas que não se veem. Você e eu vimos Jesus crucificado na Cruz? Não? Pois, ela é a Prova de nossa fé.
Cruz, não é para se colocar no pescoço, na frente de Igrejas e nem no quarto ou na tatuagem, pois ela representa maldição, vitória sobre a Lei, sobre o pecado, sobre a morte, e tristeza de um Pai, e deveria ser nossa, de saber que Jesus morreu e sofreu toda a Ira divina por nossa causa. E ainda ficamos brincando de abrir Igrejas, de ser Pastor, de ser Profeta, de ser pregador pago e caixeiro viajante, para vender o Nome de Jesus.
Enfim, creia, que todo dom, atividades religiosas, técnicas, obras, ativismo religioso, caridade, dinheiro dado, concentração de pessoas, têm valor algum.
Somente darão frutos eternos se não passarem pela Cruz do Calvário.
Se a semente não cair na terra e não morrer, fica só. Se morrer dará muito fruto.
Até hoje, brincamos de Igreja, pois faltou a Cruz em nossas vidas e na nossa visão de fé.
E sem fé é impossível agradar a Deus.
Maranata Ricardo Rezende


sábado, 15 de fevereiro de 2014

O Pecado

Irmãos, estar em pecado, não significa somente cometer os pecados da carne que estão descritos na Bíblia, e que os que cometem não herdarão o Reino dos Céus, tais como em Gál.5.
Pecado, na sua essência é errar o alvo, ou estar fora da Vontade de Deus, mesmo dentro de Igrejas, púlpitos, Tvs, palcos e outros locais, fazendo a vontade do seu ego e com interesses outros, que não glorificar ao Senhor. Exemplo: Jonas, Deus pediu um ministério no meio dos ninivitas, mas ele foi para Tarsis. Não tinha cometido pecado da carne, mas estava fora da Vontade de Deus, e todos sofreram naquele navio, até jogarem Jonas no mar.
Um exemplo prático de nossos dias: Uma pessoa pode estar pregando pelo mundo, ou fazendo atividades e obras pelas Igrejas, mas pode estar fora da Vontade de Deus, como ocorreu com o Pastor Josué Yrion e foi propagado a todos por ele, e Deus mandou ele parar e se voltar para ganhar a sua família, pois tudo foi em vão. Vaidade de vaidades.
Deus é tão bom, que sempre dá algum tempo para a pessoa se arrepender, e se voltar para sua Vontade, que é Boa, perfeita e agradável, mesmo sem sermos pregadores, pastores, profetas, cantores, dançarinos, evangelistas ou quaisquer outras obras feitas por mãos de homens.
I Tim.5:24-25 – Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o Juízo, assim e em alguns manifestam-se depois. Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem se ocultar.
Isto é raro de se pregar em Igrejas e Tvs, pois na realidade somente se fala, de oito ou oitenta. Os extremos. Uns falam para agradar ao povo somente em riquezas e prosperidade, e outros, somente em castigos de Deus. Existe o meio, que é o Evangelho Pleno.
Eu, já passei algumas vezes como criança mal educada no Evangelho, por prejuízos, quando eu escondi erros que ninguém viu. Bati em carros uma vez à noite, e ninguém viu, mas Deus viu, e uns tempos depois, sofri perda total de meu carro, e outra vez, bateram em mim, bêbado, e vi Deus falar que era a sua Justiça. Como, eu, como crente, poderia fazer tal coisa oculta?
Aprendi, e já ocorreu de bater em carro na minha garagem e falar com a pessoa, que nem desconfiava de nada, e aí, esta até me perdoou o prejuízo, mas tive que falar com ela.
Mat.5:23-26 -  Portanto, se você estiver apresentando tua oferta diante do altar, e ali se lembrar que teu irmão tem tem algo contra você ( você deu prejuízo a alguém, mesmo ocultamente), deixe sua oferta ali, diante do altar e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão, depois volte e apresente a tua oferta ( nem todo dízimo e oferta do mundo, pode fazer você deixar de sofrer consequências na terra ou na Glória). Entre depressa de acordo com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal (de Cristo). Faça isso enquanto estiver a caminho com ele (Deus dá um tempo), pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao Juiz, e o Juiz, ao guarda(em traduções, diz que será entregue ao carrasco), e você poderá ser jogado na prisão. (Prisão espiritual, ministerial, financeira, e até a saúde). Eu lhe garanto (Jesus garante) que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo.
Deus perdoou um homem segundo o seu coração, que era o Rei Davi, todo poderoso e acima do bem e do mal, e pensou erradamente que o seu pecado de morte, mentiras e adultério estava bem escondidinho dos homens e de Deus, mas um ano após, sem ter se arrependido de livre e espontânea vontade, aparece Natã, o profeta, que com coragem e ministério aprovado por Deus, trás à tona tudo. O resto já sabemos.
Mais à frente, foi-lhe dado três opções para ele próprio cair por Deus, e Davi optou ainda pelas mãos do Senhor, pois são grandes as suas misericórdias. Deus mandou uma peste sobre Israel, e parou em Jerusalém, pois o Senhor mandou-o oferecer sacrifícios e holocaustos. Ou seja, Davi descobriu de novo, que mesmo Deus sendo bom, amoroso e perdoador, a Bíblia diz que terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. O mundo já está nas mãos do diabo, e portanto, estas Palavras são para cristãos. Não jogue a bomba para o mundo!
Zaqueu, era um homem sem caráter, coletor de impostos, e ajuntador de riquezas injustas, e quando se apresentou a Jesus, saiu da prisão do inimigo, ou do carrasco, falando o seguinte: Darei metade de meus bens aos pobres, e todos que defraudei, restituirei quatro vezes mais.
Entenda o que vou dizer: Não adianta ser ministro, cantor, pregador, construtor, fazedor de tendas, fazedor de Obras, ter fama e riquezas, ser conhecido pelo mundo gospel, pois se a pessoa defraudou pessoas, fez coisas ocultas e ilícitas, causou danos a outros e não fez nada, pois até a pessoa roubada ( se não for do Tesouro do Senhor), pode nos perdoar de dívidas. Caso contrário, vamos ficar presos nas garras do devorador, dos ataques na família, nas finanças, na saúde, e tudo mais, se antes de chegar ao Céu ou antes de chegar ao carrasco na terra, não fizermos a coisa certa como cristão. Acordo sem advogados para roubar o mais fraco, ou acordo unilateral gospel.
Enfim, quando vemos sofrimentos em cima dos palcos e púlpitos e dentro de tubos de TVs ou nos bancos de templos  de Igrejas, não julgue, mas não os trate como um coitado, um sem fé, um sem dar dízimos, um homem injustiçado por Deus. Somente Deus sabe o que passa num coração, e no passado real de um homem num templo, onde há anos, qualquer um pode ser tudo e fazer tudo e ainda ganhar palmas e fama e grana. Mas, Deus vê tudo.
Muitos mesmo, conhecem de pertinho o Devorador, mesmo sendo dizimistas fiéis, e o cara, o ministro, o servo, o tal, o grande, o famoso. 
Perguntem a Davi, quando chegar no Juízo Final!
Maranata Ricardo Rezende

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O Nome de Jesus

Todo Novo Testamento, lemos que Deus deu a autoridade deste Nome para a sua Igreja, que somos eu e você, mas a coisa pouco funciona, a não ser pessoas construindo templos e outras falando nas TVs, Internet e púlpitos da vida. A Palavra diz que debaixo dos céus, não há nenhum Nome pelo qual devamos ser salvos a não ser o de Jesus. Que Jesus nos deu autoridade para curar enfermos, libertar cativos e fazer a Obra de Deus com Poder, mas parece que somos nadadores mal ensinados na arte de nadar com Jesus e contra a correnteza da vida, com destreza e perfeição vinda do Pai.
Sempre bati nesta tecla onde vou e o que escrevo, mas tenho certeza que conselhos e auto ajuda gospel e religiosa, nada dão resultados para pessoas de Igrejas e ministros e pregadores, como eu e você, deixarem o estilo de vida que aprenderam quando nasceram de novo, ou pensam que nasceram de novo, pois o Evangelho no mundo se tornou um modismo e um lugar onde muitos pregam, onde os nossos sonhos serão realizados dentro de um templo. Até o diabo, com certeza entrou há muitas décadas dentro da maioria delas para matar, roubar e destruir, e  até ver se ganha alguma coisa de Deus na roleta da sorte gospel.
Vou exemplificar: Meus amigos e colegas, eu sempre os via nadando nas praias e piscinas quando mais jovem, mas eu não queria aprender daquele jeito errado que a maioria aprendeu. Sem técnica de respiração, sem saber bater as pernas, movimentar os braços e com a cabeça fora da água. Era até frustrado com isto. Então, certa vez, fomos, eu e a minha esposa, trabalhar perto de um Academia de um amigo, que tinha natação. Entramos com outros coletas, e aprendemos a nadar os quatro estilos com perfeição. Estes amigos e colegas, hoje não vão longe com seus estilos errados de nadar, porém, nós que aprendemos tudo desde o início, nadamos bem e algumas vezes, em passeios de barcos, pulamos na água sozinhos para irmos até as ilhas, quando todos íam de canoas. Valeu a pena aprender com professores da Natação, e não com leigos!
Vejam bem: Os méritos não foram nossos, mas de nosso professor. Assim como, os méritos de se ter um filho com caráter, educação e como servos de Deus são mais dos pais do que do próprio filho. Se você plantar espinhos no teu jardim, nem pense que nascerá rosas, mas se a gente plantar rosa, vamos colher rosas. O jardim é livre.
No Evangelho é exatamente igual. As palavras são fortes, gritadas, e muitos dizem até em mudanças, vida nova, mas na realidade a grande maioria dos professores, pregadores e ministros, foram ensinados por leigos, e já aprenderam a nadar errado desde o início da vida cristã. Nada mais se pode fazer a não ser aguardar uma nova geração, que, como nós, aprendemos corretamente, e não foram méritos nossos, o Verdadeiro Evangelho de Jesus e como usar seus dons.
O diabo é um ser sutil, que a Bíblia diz que se possível enganaria até os escolhidos nos fins dos tempos. Ele entra nas Igrejas, não pelas portas, mas pelos homens, pelos pregadores, pelos professores, pelos ministros, mas com discursos impressionantes e maravilhosos, porém, errados no nascedouro. Tentam libertar, salvar e arrancar do pecado, milhões de pessoas sem usar o método perfeito. O Nome de Jesus. Eu creio que é acomodação, medo de perder o status e o dinheiro e seus empregos, que, como sempre falei, mais de 90%, sendo bem condescendente, das pregações e livros e aulas das Igrejas cristãs, são extraídas do Antigo Testamento, onde o nome de pessoas de Deus, e suas passagens, podem ser citadas e faladas como uma forma de enriquecer a mensagem ou o estudo, mas nunca, Davi, Salomão, Moisés, Golias, Jacó, Malaquias entre outros, fará proezas e dará resultados e frutos que saltem para a eternidade, se não citarmos o Nome de Jesus. 
Ou então, pode ser aquele cara que aprendeu a nadar de qualquer maneira, e na hora de se mostrar para os outros, ele o faz como aprendeu. E como as palmas rolam soltas pelo mundo gospel, ainda cremos que estamos abafando e dando frutos, mas vemos que quase nada mais acontece num culto, onde a Bíblia diz que temos têm poder, revelação, curas e milagres. E muitos menos na vida cotidiana, que é a verdadeira vida cristã. Nós aprendemos a olhos vistos, a nos mostrar mais a nós do que a Jesus nos palcos, nas pregações, nas músicas, nos ensinos. A técnica substitui o poder de Deus. Os gritos e o bater de pé foram cridos como sendo poder de Deus. Quando acaba a unção, começa a invenção. E misturamos na nossa mente, dom com caráter e vida cristã. Jesus falou a muitos que ensinavam, pregavam, curavam no Seu Nome: Não vos conheço!
E o que fazemos nos templos e na vida cotidiana cristã, que nada difere dos ímpios, que jazem no maligno? Vamos dizer que somos um cavalo. Pegamos um terno, uma técnica, um oportunidade de estar de frente para o público, e tentamos nos parecer com uma zebra, que seria uma vida cristã de verdade. Lista-se os cavalos com tinta preta, e os jogamos nos palcos e na vida cristã, porém a pessoa continua sendo um cavalo pintado. Com o passar dos anos, vemos no mundo todo, crentes e ministros da Palavra e mestres do Evangelho, largarem tudo, pois com o Sol e a chuva, as listas vão se apagando, e voltam a serem cavalos.
Tem uma história, que nem sei se é verídica, mas é a seguinte: Um homem pegou um filhote de cachorro e levou para casa, para criar junto a outros cachorros. Um belo dia, este cachorro comeu todos os demais. A polícia e Sociedade dos Animais perguntaram o porque ao homem. Se dava comida a este, como aos demais. Ele disse que sim, e comia até bem mais do que os outros, mas tinha um detalhe estranho. Notou, que com o tempo, crescia uns cabelos em volta do pescoço dele. Logo, era um leão. O diabo é um leão, que gosta de comer pessoas de Igrejas, pois gente do mundo já estão na brasa para comê-las a qualquer hora.
A Bíblia diz que o diabo é como um leão, que anda ao nosso derredor, buscando a quem possa tragar. Ao nosso redor a Bíblia afirma que têm os anjos do Senhor, mas se vivermos em pecado, sem estarmos atentos para as artimanhas do diabo, o Senhor não têm compromisso com aqueles que vivem em pecado, pois somos santos.
Aqueles que vivem de negociatas, armações, mentiras, amasiados, em prostituição, bebedices, glutonarias, e uma vida fora dos mandamentos de Jesus, nunca viu e nem conheceu a Jesus. O Nome de Jesus faz o nascido de novo tremer e temer, quando comete um pecado.
Não vou citar tudo, pois pode ferir pessoas e ser um tiro no meu pé, que eu mesmo tenha que me consertar para não ser atingido pelas garras do mal. Mas, com certeza, deixo a grande razão do porque os milagres, curas, sinais e prodígios saíram das Igrejas. Primeiro, elas saíram junto com Jesus, é claro! Mas, onde o diabo entra e sai quando quer na vida de um crente e da maioria das Igrejas modernas é na vaidade. Tudo é louvar a homens, a pessoas, que não foram curadas de recalques e carências na vida, e gostam disto. É o falado ministério pavão, que quando realiza qualquer coisinha fora de falar muito, estes contam por séculos e séculos na Internet, palcos e púlpitos. Jesus, sempre dizia, após um milagre: Não digas nada a ninguém. No máximo, dizia para se apresentar ao Sacerdote.
A Bíblia diz que: A minha Glória não darei a outrem. Ainda diz: O Espírito Santo tem ciúmes. Diz também: Tudo que fizerdes, fazei para glória do nome de Jesus. A boca de muitos até falam isto, mas o restante da palavra ou do ensino, revelam que os próprios querem mesmo é serem exaltados e honrados e glorificados por homens.
Enfim. Repetir o Nome de Jesus sem a consciência de quem Ele é no mundo espiritual, ou como um papagaio, não faz efeito. A pregação, a vida, o testemunho da Palavra, o ensino sempre deve ser testificado com a vida que o falante tem no mundo, e não somente umas horinhas num palco ou num banco de Igreja, por anos numa Igreja.
Usemos com autoridade e caráter cristão, o Nome de Jesus. Não sei se o que escrevi vai fazer efeito, mas estou fazendo a minha parte no Reino de Deus. Não existe Reino de Davi, de Salomão, de Abraão, de José, de Elias e de ninguém, além do de Jesus. E todas as Cartas do Novo Testamento falam através de Paulo, Pedro e do Espírito Santo do Nome de Jesus e suas orientações para termos uma vida de Poder e Unção e Caráter Cristão.
Maranata  Ricardo Rezende

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Igreja X Mundo

Irmãos, olhando a Olimpíada de Inverno de Socchi na Rússia, verifiquei as maravilhas dos dons naturais que Deus pode dar ao homem, e que são fabulosas, porém sem frutos eternos.
E antes de tudo, a respeito do artigo anterior, devo dizer que grande parte de homens de Deus e crentes, que largam a fé em Jesus e a Igreja do Senhor são porque o profano dentro deles, após anos de Igreja e de palcos, sobrepujou o santo, que nós somos em Cristo. A guerra espiritual é esta, e é vencida por Jesus se a pessoa realmente desejar ser um servo de Deus ou um ser de Igreja.
Algo que vocês devem saber: Eu, como servo de Deus, nunca me considerei na vida inteira como uma pessoa espiritual ou melhor do que ninguém. Aliás, sempre me achei, e minha esposa e filhos o sabem, alguém que ama ao Senhor, mas luta contra o pecado a cada dia, e nada espiritual, que possa ser exemplo para outras pessoas. Digo, que apesar de ser bem sucedido no esporte, na profissão, na saúde, nos dons dados por Deus para serem usados por Ele, meu sucesso verdadeiro e não perfeito, foi na criação de meus três filhos. Deixei muita coisa para trás, e perdi chances na vida por causa deles. Em alguma coisa, sempre nós temos que ter frutos na vida! Ter filhos para colocar na terra, e criar filhos para serem homens e mulheres de Deus, saudáveis e felizes são coisas totalmente distintas. A Bíblia diz isto várias vezes.
Shows, grandes construções, grandes administradores, tesoureiros, artistas, dançarinos, fogos e espetáculos que até Deus duvida que o homem possa realizar sem Ele.
Os milagres, tão divulgados na Palavra toda, tanto no mundo dos judeus no Antigo Testamento, quanto por Jesus e os apóstolos estão cada dia mais raros, e o povo de Deus apelando para a Medicina e a Ciência, que tem dado um show neste mundo, e levado dirigente e pregadores a crer mais nestes do que no Poder de Deus.
Porém, dentro do mundo evangélico, existem muitos homens com capacidades administrativas, bem falantes, gostam de fazer construções, sabem cuidar de finanças e sabem comandar uma multidão, que carece e está faminta de coisas espirituais de Deus. Eu sempre, cri que não podia ser um Pastor ou um pregador ou um ministro de Igreja, porque não tenho queda para administrar, fazer obras ( um horror), mexer com finanças, falar com gestuais maravilhosos, e nem gosto de ternos, pois eles não falam nada e nem são espirituais.
Logo, Deus me deu dons de cura, revelação, profecia e de escrever até que tudo volte ao normal.  Se voltar! Se senão, se contente irmão com um grupo pequeno de pastores que verdadeiramente exercem um chamado de Deus, e vivem no meio dos pecadores, dos doentes, necessitados, e empreste seus ouvidos para cura de pessoas. Ministros acham, atualmente que pregam bem, e falam pelos cotovelos e sem parar. Isto é religião legalista.
Nunca vi ou ouvi uma pessoa pedir a Deus para pregar para os presos, doentes, nas praças, nos morros, nas bocas de fumo, no meio dos que usam drogas, mas todos querem o palco, o que sucesso falso destes, o salário futuro e ter a sua baixa estima levantada por causa de um púlpito sem graça e vazio da presença de Deus.
Nestes últimos tempos, Deus quer se revelar com poder e glória para o mundo, mas o mundo gospel está imerso nas suas vaidades, exibições de poder e riquezas dadas por Deus ou pelo diabo. Que importa! Conquanto, que seja um na multidão a falar nas platéias e demonstre espiritualidade através de bens e sucesso no mundo.
Igreja de Laodicéa, que uma dia vai responder porque não deu frutos para Deus, se era tão rica e tão grande e com tantos membros! Aliás, é estranho esta palavra, membros de Igrejas. Igrejas são compostas de discípulos, ou deveriam ser.
Assim, como o mundo que jaz no maligno, os templos e palcos estão a cada dia mais altos e longe do povão. Muitos, nem sabem quem são os membros ou os seus clientes. Alguns, têm até segurança e saem de fininho pelos fundos, depois de falar algo para o povo. Não gostam de povo, mas de cúpula chata, que de saber quantos membros tem sua Igreja e quanto arrecada. Aprendo com o Mestre Jesus, que ensino, pregação é para agradar a Deus, e não ao povão. São para haja decisões após a Palavra, e não este reme-reme constante a cada dia, onde a maioria nem sabe se morrerem hoje, eles irão para o Céu, devido aos seus modos de vida. Decisão de seguir a Cristo e não levantar uma mãozinha num culto, onde 99% dos ouvintes são evangélicos, e pela centésima vez estão ouvindo a mesma coisa. Sendo evangelizados, ao invés de receberem fé, cura e libertação para suas vidas.

Jer.19:5, dentre outras citações diz que o povo deixou a Ele para adorar e sacrificar a Baal nos altos lugares. Jesus tentado por Satanás, que o ofereceu a glória deste mundo, porque lhe foi dado. No filme O Advogado do Diabo, vemos um homem que se acha fracassado como advogado, como vemos em nossos dias, pessoas nas Igrejas que fazem tudo para serem sucesso e ficarem ricos, mas como aquele homem que o diabo deu tudo o que ele quis, perdeu a sua mulher e família.
Todo homem ou mulher que entra nos Altos lugares deste mundo, e é inserido nos grandes locais de poderio deste século, dá de cara com o diabo, com políticos, com farsas, com mentiras, com mulheres, com bebidas, com todo tipo de prostituição de sua vida espiritual, e não conheço e não vi nenhum até hoje, que não tenha caído, e ter sua  vida e casa e saúde e ministérios destruídos pelo diabo e pela cobiça.
Não entendo o porque das pregações e livros ensinando a pessoas de Igreja, não a ser próspero, que é algo divino, mas ser rico e ser famoso e um sucesso no mundo? Pregações nascidas no Inferno. Temos que ser famosos e reconhecidos como servos de Deus? Se um ou outro alcança o estrelato neste mundo, como Billy Grant é algo raro, e hoje em dia, até para ele seria perigoso ser famoso. 
Jesus disse que o mundo jaz no maligno. Não é o globo terrestre, mas sim o Sistema Mundo, que atrai e enfeitiça o crente, a começar da liderança para então propagar seu plano para as ovelhas de Jesus.
João Batista disse: Convém que Ele cresça e eu diminua.
Pelo menos, irmãos, sigam o exemplo de João Batista e deixa a religião gospel de lado, para a multidão que gosta de ser enganada por homens, e ainda pagam para isto.
Não percamos a simplicidade que há em Jesus Cristo. Vim morar num local de pessoas com mais poder aquisitivo, e ouvi absurdos como este: Deus me mandou para morar entre os príncipes! Pois a pessoa saiu de um local mais modesto para aqui.
O que vi foi muito príncipe e princesa, tanto de Igreja quanto do mundo, na realeza do pecado, da depressão, da angústia, das drogas, da tristeza, da falta de educação, da falta de projetos para vida a não ser ficar rico e de se divertir. Enfim, deveriam morar na Disney World, junto com o Pateta, e cheios de Rivotril e remédios para emagrecer suas barrigas de tanto comer. Glutonaria está bem junto dos pecados citados em Gálatas, da prostituição, adultério, mentira, entre outros. Mas, no mundo gospel, pode?
Estou aqui porque Jesus nos mandou, mas sempre gostei de conviver com os humildes, pobres, classe média, pessoas mais simples e bem mais espirituais do que as daqui. Espero, e creio que Deus vai alcançar muitas vidas destroçadas pela cobiça, ganância e o dinheiro neste lugar. Mas, a luta é muito grande. São muitos prazeres e muita futilidade para se viver neste meio. Mas, para Deus nada é impossível.
Maranata Ricardo Rezende

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O Santo e o Profano

Ez. 44:23 – A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o imundo e o limpo.
Ontem, no culto Deus me levou a orar sobre Ele começar a separar o santo do profano nas Igrejas, porém Deus me disse que tem que começar em mim. Ou seja, em nós.
Somos verdadeiramente santos ao recebermos o Espírito Santo, mas temos ainda entulhos em nossos poços que necessitam serem limpos, pois o diabo os encheu, e tenta encher a cada dia pelas Tvs, Internet, e até pregações judaizantes e de auto ajuda gospel. Isaque teve que limpar o poços abertos por Abraão, e entulhados pelos inimigos do povo de Israel.
Se um pessoa crente tentar por si mesma fazer esta limpeza espiritual, pode até ficar maluca ou então, como foi falado ontem, cometer suicídio, pois quem faz é Deus, ouvindo o nosso clamor do fundo de nossos corações. Orações metodológicas e religiosas são boas para o povo ver e ouvir, e nem passam do teto das Igrejas e casas.
Um ser humano que comete suicídio, e são muitos pelo mundo, o fazem por desespero, e até por cobiça, quando ficam um pouco pobre, mesmo sem saberem que já eram pobres de tudo. Um crente quando faz esta coisa extremada, é porque o último refúgio e socorro, que era Deus, a pessoa viu falhar. Deus não falha, mas a pessoa perdeu toda a fé e confiança no Pai amoroso.
Dentro de nós, necessitamos clamar a Deus por limpezas, pois entramos na vida gospel, e nos ministérios e nas Obras e construções e nas vaidades da vida religiosa, esquecendo-nos de pedirmos a Deus para sermos livres de coisas profanas, que nos acostumamos e até pensamos ser bonitinho e sem consequências no mundo espiritual. Ledo engano. 
Aprendi, muito mais com meus erros e vendo os erros dos outros, e fazendo o inverso, pois o resultado vi que foi danoso, do que com os acertos de pessoas que se dizem referências para o povo. Apanhei muito, mas quando eu resolvi orar e clamar por santidade e mudança de vida, a coisa a meus olhos ficou preta e fiquei perdido, mas Deus me disse: Daqui para a frente, Eu Sou o responsável por tudo que acontecer na sua vida. 
Deus tem poder de fazer do caos um jardim florido, como o fez na Criação do mundo.
Os israelitas no deserto pediram carne e carne e carne, e Deus enviou codornizes, com a maioria deles morrendo ainda com a carne entre os dentes. Logo, se eu e você pedirmos santidade e para Deus nos fazer servos fiéis e verdadeiros do fundo do nosso ser, nunca mais poderemos voltar atrás, pois Deus não é brincadeirinha de ser pregador, de abrir Igrejas, de ser ministro, ou de aparecer na telinha de terninho e mão levantada. Deus começa a cumprir o que você pediu, pois estava até aflito, se Deus pode ficar assim, para que você um dia clamasse esta oração a Ele.
O Espírito Santo é tão educado que não mexe em nada sem o nosso consentimento, diferentemente te dos religiosos e fariseus, que se fazem neste mundo gospel sem Deus. 
Isto, tem sido ao longo dos anos religiosos, uma fuga, e uma forma de tentar apagar os recalques e complexos de pessoas, que se acham fracassadas no mundo.  Receberem de Deus coisas, como diz Paulo, precipitadamente. Caem num precipício. Não adianta muito.
Na minha turma do Seminário Teológico de quatro anos, entraram uns oitenta, e a maioria dizia que queriam ser pastor ou pregador. Se formaram somente oito, mas muitos se tornaram aquilo que pediram e clamaram a Deus. Mas, sem preparo e sem frutos. Deus atende, mas é só. Se alguém anseia muito por riquezas e fama, Deus pode até dar, mas a pessoa vai sozinho, porque Deus não vai junto. Deus falou a Moisés, que iria dar a terra que mana leite e mel, derrotar os inimigos e fazer maravilhas, mas não iria junto, pois aquele povo era de dura cerviz, e se fosse junto, Ele os destruiria. Moisés respondeu como escolhido de Deus: Se o Senhor não for, eu não vou!
I Pe. 4:12-13 – Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisas estranha vos acontecesse, mas alegrai-vos do fato de sermos participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação de sua glória vos regozijeis e vos alegrais.
Não estranhe irmãos amados em Cristo, mas a nossa mente acha mesmo estranho quando algo não sai de acordo com nossos sonhos, planos e projetos, já prontos e apresentados a Deus para Ele cumprir. Deus é amoroso e derruba projetos e sonhos de homens bem devagarinho para a gente não sofrer muito. E diz ainda : Meus pensamentos não são os vossos pensamentos e nem os vossos planos, são os meus planos, mas o Meus são mais altos e melhores.
Ontem, sabia, lendo a Bíblia, mas não tinha a revelação de Deus, pois a Bíblia sem revelação é um livro comum e religioso, que Deus nos escolheu, não nos altares feitos por mãos de homens e por acepção de pessoas, mas lá no Altar dos Céus, diante dos anjos e cabe a nós permanecermos no Seu amor. Caso contrário, vamos ser mais um apóstata e religioso, dando shows pelas Igrejas, ou afastados da Casa de Deus, amargurados e tristes e sem certeza de nossa Salvação.
Fique tranquilo, e não corra ou peça com clamores por palcos e títulos, pois o nosso julgamento será conforme o que Deus nos escolheu nos Seus Altares, e antes da Fundação do mundo.
Jesus é nosso exemplo, guia e rumo bem seguro, e muitos deveriam ser também pelos títulos que conseguiram de Deus, mas infelizmente, a falta de preparo e maturidade e conhecimento e intimidade com Deus, transformou muitos de nós, em pessoas normais e sem a marca e o reconhecimento de sermos chamados de cristãos, como eram os crentes do início do Evangelho.
Ser cristão não significa fazer grandes coisas para Deus e para sermos reconhecidos pelos homens, mas viver o Evangelho, mesmo não sendo pastor, pregador, profeta, evangelista, professor, diretor, dirigente, construtor, tesoureiro, administrador.
Vamos clamar a Deus por santidade, ou iremos ficar para trás na Volta de Jesus.
Maranata Ricardo Rezende

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A Bênção de Deus

Irmãos, tem um ditado que diz que rico ri à toa, e é por isso que desde minha conversão, nunca parei de rir, e as pessoas me chamavam de risada, feliz, e outros apelidos nesta área.
Algumas, me diziam: Você é rico! Porém, eu me considero milionário, pois me empenho na paciência em Deus, que Thiago diz ter a sua obra perfeita, em seguir na direção de Deus, que me prospera e me dá riquezas espirituais, familiar, amigos, irmãos, saúde e outras coisas que me fazem riquíssimo. Assim, como vocês que servem ao Senhor e andam nos Seus Caminhos. 
Se não, ainda é tempo!
Somente, não sou milionário nas finanças, pois Jesus e Paulo sempre combateram a riqueza, e alertaram a nós para não pormos nossas esperanças no dinheiro. Mandou o jovem rico dar tudo aos pobres sem prometer retorno. Mandou seus discípulos irem evangelizar em dupla, mas sem levar ouro e prata. Elas corrompem. Afirmou que dificilmente um rico entraria no Reino dos Céus. Chamou convidados, super ocupados com os seus  bens materiais e negócios, que se desculparam de não irem a Ceia do Senhor, e mandou chamar os pobres, aleijados pelos valados. Paulo, diz que aqueles que desejam ( não disse se referindo aos que são ricos), passariam por muitas dores. Esta Igreja cega, pobre, nua e miserável, que apesar das riquezas materiais, vivem mendigando o pão espiritual e até o dinheiro do povo, que nunca é bastante para sustentar empresas gospels. Laodicéa, que não vai subir com Cristo, com poucas exceções de pessoas que são da Igreja de Filadélfia.
Não existe sensatez ou razões, portanto, para os pregadores modernos e ricos com o dinheiro do povo pregarem que nós temos que ser ricos. Prósperos e felizes, sim, mas ricos é um tiro no pé dados dos palcos. E nem miseráveis, mendigos e muito menos preguiçosos.
Li numa pesquisa no Haggai Institute, quando lá estive, que 92% dos fracassos em todas as áreas do homem são por causa da desistência. Eu, nunca entrei em nada, estudos, trabalhos, família, criação de filhos, esportes e ministérios, para desistir no meio do caminho. Oro e faço ou não.
Sei que nossa mente evangélica, por causa da grande maioria dos maus pregadores deste século, com o advento do capitalismo selvagem e da doutrina da vida fácil com Deus, não irá entender de primeira o que vou dizer: Nunca estudei e nem trabalhei demais e muito menos nos fins de semana, pois eram coisas opcionais. Sempre fui muito esforçado nos dias comuns. Muitos, são obrigados a trabalharem de noite, mas as bênçãos do sucesso em Deus e da Sua Prosperidade, nunca virão com estafas, estresses, dores, excesso de estudos, excesso de trabalho, vida cansada, corpo além do limite, e muito menos de nossas obras para Deus, de nossos dízimos e nossas  ofertas. Não ponham as tuas esperanças nestas coisas, além da fé em Deus, e na provisão divina. Muito menos na dependência de homens e parentes, pois um dia a casa pode ruir e você ir junto.
Os médicos modernos descobriram que não existem pessoas com doenças, mas sim, doentes. E por isso, têm começado a pesquisas células tronco para curar doentes.
A divisão de idades, não deveriam ser cronológica, mas por doentes. Doentes secundários, terciários, e assim por diante. Olha o mundo e verás isto!
Nas Tvs, mídias e palcos gospel, a grande maioria atribui tudo o que o crente ganha como bênção de Deus, mas que é um conceito do fundo do Inferno, pois as consequências, dores, doenças, separações, apostasia, e até mesmo morte física não podem ser a causa de um bom trabalho, bom estudo, boa família, boa riqueza, boa prosperidade, boas coisas materiais.
Romanos 8, afirma que os que vivem na carne não agradam a Deus, mesmo vivendo dentro de tubos de Tvs, dentro de Igrejas, dentro de palcos e púlpitos evangélicos, e no versículo 32 diz: Aquele que nem mesmo a seu Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como então não nos dará com Ele todas as coisas? Não é o dinheiro que dou e muito menos as Obras vaidosas muitas vezes que faço, e nem sempre de Deus, que nos dará as coisas. Porém, Deus!
Tem muita fantasia, sofisma, mente mundana, falácias, subornos, interesses em jogo, e até leviandade no mundo gospel atual, pois Jesus Cristo sai do centro e entrou o dinheiro e o comércio, e nosso provedor deixou de ser Deus e sim as coisas que o próprio Deus nos dá.
Não se impressione com palavras bonitas, choros, velas, testemunhos sem base bíblica com o futuro desconhecido e com dores. Olhemos para Jesus, Autor e consumador de nossa fé, e teremos sucesso em tudo que colocarmos as nossas mãos, e uma vida rica e feliz, como a que o Senhor preparou para nós, após a morte de Cruz e quebrando todas as maldições e acusações que nos eram impostas pelo diabo e pelas religiões, algumas ditas cristãs e evangélicas e poderosas.
Tg.1:17 – Toda boa dádiva (presentes de Deus – ter dinheiro, filhos, empregos, carros, casas, bens, o mundo tem muito mais do que os crentes e não veem de Deus) e dom perfeito vem do Alto (ministérios esquisitos, falhos, fracassados, dons estranhos, sem frutos, mas arranjados por homens não vieram do Alto), descendo do Pai das Luzes, onde não há mudanças e nem sombra de variações. Vê a nossa religiosidade e legalismo, que até a bênção no final de cultos de muitas Igrejas é a bênção de Arão. 
Ninguém vai te abençoar além do que já somos abençoados em Cristo Jesus! Pode sim, se o sacerdote estiver atrás de dotes e em pecado, transformar aquela bênção em maldição, como diz nosso amigo Malaquias, mais lido do que Jesus nos tempos modernos e ruins para a Igreja da multidão de desgraças e doenças.
Seus nomes deveriam ser: Igreja Malaquiana. Igreja Avivada em Malaquias. Igreja Fé para Malaquias. Igreja de Malaquias em Sapopemba. Não ri não, mas chora sacerdote, pois não estou escrevendo para palmas e nem a teu favor, mas contra. Acorda!
Palminhas, eu bato, quando meu neto começou a fazer xixi e cocô no peniquinho e no vaso. Coisas de crianças. Entendem? Jesus e nem Paulo e nem os apóstolos, nunca arrancaram palminhas da platéia com seus jogos de cenas e teatro grego-romano! Ou seja, sem palavras persuasivas de homens. Mas, que saravam, curavam, salvavam, restauravam o povo.
Maranata Ricardo Rezende

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Homossexualismo

Irmãos, muitos têm buscado fama e até aplausos com intuitos financeiros pregando contra o homossexualismo, que cresce assustadoramente neste mundo, inclusive nas Igrejas cristãs, e nos púlpitos. Alguns, sorrateiramente, mas outros têm aberto Igrejas, casando pessoas do mesmo sexo. Claro que isto é condenável pela Palavra, assim como o é a glutonaria, bebedice, prostituição, adultério dentre outros.
A hipocrisia do Inferno é que alguns que, de um dia para o outro surtam, e querem se mostrar machos alfa, que nunca falaram sobre pecado, mas somente dinheiro e outras bobagens deste mundo, agora levantam a bandeira gospel contra os homossexual.
Homossexual, necessita tanto de Deus e da Salvação quanto os mesmos que pregam sem amor algum e outros que praticam vários pecados de igual gravidade ou mesmo maior. Roubar a Igreja de Jesus, nos dízimos e ofertas dados pelo povo, com sacrifício e suor do dia a dia.
As Tvs que muitos pregam e os locais que muitos pregadores destes frequentam e veem, exibem cenas e mostram pecados a todo momento, mas estes somente batem numa tecla só, pois ficam bem com a sua platéia e seus clientes de Igrejas.
Profeticamente, estamos vivendo na Igreja de Laodicéa, que se diz rica e são mesmo. Que não necessitam de nada, mas Jesus diz que elas são pobres, miseráveis, cegas, nuas e que precisam de colírio e vestes brancas, pois coam um mosquito, porém engolem um camelo.
Luc.17:28, é bem claro quanto aos acontecimentos dos últimos dias. Seriam como nos dias de Ló. Ló morava em Sodoma, e para aqueles que conhecem a Palavra, esta cidade estava repleta de homossexuais, que inclusive queriam abusar dos dois anjos que visitaram Ló.
Esta prática tende a aumentar no mundo todo, mas é um grupo que precisa ser alcançado pela Graça de Jesus, como aqueles que têm outros pecados.
Não tenho embasamento por enquanto na Palavra que o Anticristo será homossexual ou bissexual, mas que ele será bem aceito por estas pessoas, e estas gostarão dele, é certo mesmo.
A justificativa destes ministérios pavão, que gostam de se exibir é que eles estão lutando contra certas leis que vão atingir a Igreja. O pavor destes é perderem as mordomias e regalias, e serem um pouquinho perseguidos. Coitados! Porque, quando se fez uma lei aprovando o divórcio, os mesmos não se levantaram contra, pois isto, destrói mas famílias do que uma bomba atômica? Falta do amor de um pai e de uma mãe podem produzir muitos homossexuais na vida. Isto é constatado por psicólogos.
A Igreja Noiva de Jesus não será nem arranhada, pois já estão acostumadas as imtempéries da vida de pregação da Palavra a tempo e fora de tempo. Vai haver, sim, uma separação dos que servem a Deus e dos que se servem de Deus. Aliás, Jesus é a marca mais vendida neste mundo cristão, como fez Judas querendo ganhar dinheiro fácil com a venda de Jesus.
Portanto, olho vivo e ouvidos bem abertos, e exemplos para seguirmos, somente em Jesus, o Filho de Deus. E Paulo, que nunca deu escândalos algum, nunca se afastou do Caminho, e disse: Sede meus imitadores, como eu também sou de Cristo. O restante é respeitar a todos.
Maranata Ricardo Rezende