Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Servo do Deus Altíssimo, escritor a seu serviço e evangelista. Um homem movido pelos propósitos de Senhor. Bacharel em Teologia no Seminário Peniel,1998, Curso de Leader no Haggai Institute, Maui, Hawai,2001. Há um ano retornei de Angola onde fizemos um trabalho missionário. Como escritor, tenho preparado quatro livros que serão lançados, em breve, e cuja abordagem diz respeito a visão atual do Evangelho no mundo moderno. O primeiro livro tem como título "A Face Oculta do Evangelho". Na vida secular, sou casado e tenho três filhos:Thiago, Camila,Lucas e minha nora e filha por adoção Rosana. Tenho um neto Benjamin de dois anos e agora uma neta linda, Alice, que serão servos do Senhor e farão diferença neste mundo. Toda a família tem obedecido ao Ide do Senhor Jesus e por isto estamos alegres: Minha esposa Regina é pastora e meus filhos são levitas,chamados para o louvor na Casa do Senhor. Congrego na Igreja Nova, Barra da Tijuca, na qual o Pastor é Maurício Fragalle, que me tem feito ver mais profundamente o que é viver uma vida de fé na Palavra de Deus. A Deus toda a glória, sempre!

Translator

English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translator By Ferramentas Blog

Arquivo do blog

Seguidores

sábado, 19 de outubro de 2013

Corpo desta Morte

Paulo discursando a respeito da luta contra o pecado, contra o velho homem, contra o nosso querer agradar a Deus, fala em Rom.7:7-25. “…Quem me livrará do Corpo desta Morte”. Algo tão terrível, que nunca entendi o que ele queria dizer até hoje. Deus me deu esta pequena revelação para nossa cura e libertação do pecado e da força da carne.
Paulo não falava de si mesmo, mas era uma dilação genérica para todos os que lessem este livro de Romanos, que foi escrito aos Romanos. Exemplo: “Um palestrante falando sobre multa de trânsito dizendo: “Se eu ultrapassar o limite de velocidade, quem poderá impedir de eu ser multado?”“.
Seria ilógico, um homem que por duas vezes disse para sermos seus imitadores, pois ele também era de Cristo; viver no pecado. Cristo não era pecador.
Rom.5, fala sobre a Lei, que veio para avultar o pecado, mas onde abundou o pecado, superabundou a Graça.
Rom.6:5 – “Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos na semelhança da ressurreição, sabendo isto; que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o Corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;” Mais a frente diz para oferecermos nossos membros a Deus, e não membros do seu corpo ao pecado, como instrumento de iniqüidade. Porque o pecado não terá mais domínio sobre vós; pois não estais mais debaixo da Lei; e sim da Graça.
Rom.14:23, diz que “tudo o que não provém de fé é pecado”.
Pecado, além de coisas da carne que devemos rejeitar dia a dia, no seu gênesis da compreensão por Deus é ser “independente de Deus”. Agir pela alma e gostos e vontades como fizeram Eva, como fez Lúcifer, que pecou por causa da Soberba.
Fala que a força do pecado é a Lei, apesar dela ser boa, mas não se consegue cumpri-la pela carne ou alma.
Rom 10:4, diz que o fim da Lei é Cristo para todo aquele que crê.
E sabemos que para Deus não existe ponto final na vida de alguém que ainda respira como vimos o ladrão da Cruz e Lázaro. Deus é poderoso.
A palavra corpo no grego significa cadáver. Porém Corpo de Cristo já é a Igreja, e não é o que estaremos tratando aqui. Paulo estava escrevendo esta Carta aos Romanos, que tinham por costume a necrofagia. Uma forma terrível de punir um homicida.
Então entraremos na verdadeira história do Corpo desta Morte que necessitamos colocá-lo a cada dia na nossa Cruz, pois Jesus já o fez tudo na Sua há mais de 2000 anos.
Os Romanos atavam o assassinado ao corpo do assassino até que este caísse, fosse impedido de comer, beber, andar e por fim, os vermes do corpo do cadáver começasse a destruir o corpo do homicida. Por isto, os romanos entenderam muito bem as Palavras de Paulo.
Jesus disse: “Aquele que quiser seguir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Ou seja, cada um de nós tem uma cruz diária a ser tomada com a negação de nossos desejos e vontades próprias e pecaminosas.
Jesus na Cruz estava tudo consumado, como Ele clamou ao morrer, matando o nosso velho homem, a carne e suas paixões. Porém, este velho homem está sempre querendo se agarrar a nós, para nos destruir por causa do pecado.
Paulo ainda diz para mortificarmos nós, os nossos membros, consagrando-os a Deus a cada dia e momento de nossas vidas. É um hábito espiritual, ajudado por orações e meditação na Palavra de Deus.
Em Rom. 7, Paulo fala da guerra nos membros do homem, que faz este prisioneiro da lei do pecado que está nos seus membros. E dá Graças a Deus pela vitória em Jesus Cristo na Cruz.
Portanto, este Corpo da Morte é a carne do velho homem morto que está a todo instante querendo ser um peso, um jugo, um fardo até a morte do homem espiritual, se quisermos carregá-lo preso a nós, como os romanos faziam com os homicidas.
Tomando nossa cruz diariamente e negando a nós mesmos, este cadáver mal cheiroso do pecado e da morte não pode ficar atado ao nosso corpo Nascido de novo.
Porém, basta um descuido nosso na área espiritual, e ele pode nos derrubar, dificultar nosso caminhar, nosso comer, nosso sono, nossa saúde, nosso viver, e se não for devolvido a Cruz, de onde nunca deveria ter saído, e o homem pode morrer comido pelos bichos do pecado.
Em Mc. 9:44, Jesus diz que no inferno, o verme não morre. O perigo da pessoa já morta espiritualmente é ela morrer eternamente sem voltar para Jesus.
Não existe caso perdido para Deus, nem que a pessoa cheire mal, depois de tempos já morto pelo pecado e pelo Corpo do Pecado. Jesus é o Deus da Ressurreição. Basta o homem querer e clamar por Ele. Lázaro foi coisa pequena para Jesus.
Esta morte tinha ligação com a Lei dos Romanos, com o pecado de uma morte (homicídio), e com a falta de Jesus para livrar o pecador da culpa e do castigo.
O cadáver do pecado pertencente ao velho homem crucificado e assassinado na Cruz não nos pertence mais, e não pode ser nem por um instante ser um peso para nossas vidas. Livres do pecado, da carne e da força do diabo em nossas vidas. Temos que optar a cada dia, pois Jesus era radical mesmo: “Quem crê será salvo, mas quem não crê já está condenado”. A Palavra do crente deve ser sempre: “Sim sim e não não, pois o que passa disto é de procedência maligna”. Não prometamos o que não podemos cumprir e nem mintamos ao nosso próximo. O diabo está à espreita para legalmente nos aborrecer e traz males.
Tivemos esta semana, através de clamores e orações a revelação de coisas radicais que devemos fazer, de responsabilidades que estavam nas costas de pessoas erradas na casa por um tempo, de coisas para mudarmos, jogarmos fora, parar de falar, parar de assistir, e obedecer a Vontade de Deus. Foi guerra, mas tivemos vitórias, e se não dobrássemos nossos joelhos em clamores a Deus, nunca Ele consertaria o que estava errado.
Tudo na vida do crente é espiritual, e por esta causa as derrotas e fracassos constantes se multiplicam no nosso meio. Se o diabo conseguir derrubar casas e famílias, a Igreja morre sem saber que está enterrada e já fizeram a missa de sétimo dia.
A opção é diária. “Hoje, se ouvirdes a Sua Voz, não endureçais o vosso coração”.
Toda omissão, cumplicidade com o pecado e acomodação é um laço do inferno para o Corpo desta Morte tornar a ser um jugo e uma morte para o homem de Deus, seja ele ministro, cantor, professor, doutor, teólogo ou nascido num lar cristão.
Maranata Ricardo Rezende



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Abrindo o Coração

Por favor, leiam, mesmo que obrigados para saberem algo sobre o que faço e sinto quando escrevo as mensagens e artigos.
Antes de começar a escrever artigos e livros, já tinham várias profetisas desconhecidas de mim tinham dito que muitos não iriam me entender e da luta espiritual e das perseguições que iriam acompanhar a minha vida, mas Deus me faria vencedor.
Exagerei, errei, ultrapassei às vezes a fronteira do Espírito e da Carne, que traz prejuízos a todos quando ocorre, mas o meu intuito era edificar.
Não culpo e julgo quem um dia largou tudo em Igrejas, mas continuou um homem ou família cristã na vida; por causa de decepções e feridas, que quase ninguém fala ou é assunto proibido no Clero. Não entendo é o Clero, que tem todas as suas exigências, auto satisfação, tapinhas nas costas, egolatria, “todos os dons”, tem a Palavra final, tem os bajuladores, tem salários, tem até preenchimento de tempo com atividades que agradam as multidões, pelas TVs, rádios, Face, Youtube, palcos, púlpitos, largarem este status e esta mordomia. Morre no palco, mas não larga o microfone.
 
Meu blog é acessado até por esquimós do Alasca e diariamente, além de dezenas de países, como Indonésia, China, Japão, quase todos da América, Europa, Rússia, Ásia, Madagascar, e outro dia, vi Malásia e Turquia e Belarus.
Na realidade, tenho desejos com Deus ainda não realizados, mas não cobiço mais nada, pois Ele já me deu milhares de vezes além do que pensei ou imaginei. E bens materiais são na escala de valores meus desde jovem, talvez o décimo lugar da parada de sucessos. O mundo secular e gospel não gostam de pessoas alegres naturalmente e nem que demonstre amor sem fazer alardes nos jornais, e tenta de todas as formas, ferirem, apagar e destruir estas coisas.
“A Alegria é uma virtude do Reino de Deus (não é comida, nem bebida, mas paz, alegria e justiça no Espírito Santo. Rom.14:17 – Nem Igreja, pregações, canções, multidões, Paulo diz que é o Reino de Deus), além de ser a nossa força, como diz Neemias”.
Nee. 8:10 (A alegria do Senhor é a nossa Força) e Gal.5:6 – “Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão (Legalismo religioso), nem a incircuncisão (foras da Lei) têm valor algum, mas a Fé que opera (Obra de Deus) pelo Amor”. Pago não é Obra de fé, mas recompensa e salário. Se o mundo gospel, religioso, secular e o diabo, conseguirem (e conseguem muito na vida evangélica) tirar a tua alegria, tira junto a tua força. Tirando seu amor em servir a Jesus, tira a sua Fé. Icabode. Foi-se a Glória do Senhor.

Penso na verdade que tudo que escrevo e passei é bem pequeno para muitos servos de Deus, que foram muito mais feridos nas suas vidas. Hoje no Brasil são quarenta milhões de crentes desviados de Igrejas Evangélicas. No mundo, talvez a metade da população mundial.

Não creio que ninguém convertido é mau ou erra porque quer ou porque gosta disto. Paulo em Rom.7, falando sobre este assunto de uma forma geral disse que era o corpo desta morte que nos faria fazer coisas que não aprovaríamos. Ele não está se referindo a si próprio, pois ele mesmo pede para que sejamos seus imitadores, como ele é de Cristo. E Cristo não vivia pecando. É uma figura de expressão ou de discurso, onde a pessoa fala de forma genérica a todos os que estão lendo ou ouvindo-o.

Um excelente Pastor que tive por alguns anos dizia: “Quem não se envergonha de errar e fazer besteiras nos púlpitos ou na liderança, não pode ficar envergonhado quando é exortado em público também.” Seja por palavras ou lendo algo. Liderança é mão dupla. Aprendi com um amigo meu Pastor que foi da Marinha.

Disse ainda que a verdade deva ser dita do modo como a pessoa é e se sente, e não com aparente bondade, pois os bonzinhos, com raras exceções estão fora de seus ministérios depois de anos de serviço. Jesus e Paulo nem sempre eram educados para exortarem e falarem coisas duras ao povo. Amor é falar do jeito que ela é, e não como uma aparência de espiritual ou de “boa gente”. Nem gritos histéricos.
 Jesus disse para não dar pérolas aos porcos, pois eles a pisam e se voltam contra nós, para despedaçar. Imaginem se eu fosse dizer isto pela Palavra? Não devemos falar ou enviar tudo para todo mundo, pois podemos ser despedaçados mesmo. Porcos é um mundo espiritual, no qual não se consegue discernir coisas preciosas, quando são e coisas não preciosas. Não significa que as pessoas são porcas.

Disse-nos ainda que aquelas pessoa que guardam vida toda feridas e dúvidas e reclamações honestas em qualquer lugar da vida, o fim delas é a doença ou a morte. E quem não erra, não pergunta, não tem dúvidas, nunca o professor, o Pastor, o líder ou o chefe saberá se a pessoa está entendendo o assunto. Até as retretas e discussões de Jesus com os discípulos e fariseus e pecadores eram saudáveis, e esclarecedoras. Mas, na Igreja mundial atual só podemos ouvir, bater palmas e dizer Amém e morrer engasgado ou envenenado. Não é assim Jesus Cristo.

Aprendemos a somente ouvir e dizer Amém com nossos familiares reprimidos desde pequenos, e nossas Igrejas ditatoriais, que vivemos no meio de uma Ditadura terrível.
Eu nasci numa família grande onde com pouca idade perdemos uma irmã e um irmão, isto trouxe conseqüências graves para todos até sairmos de casa, e nos envolvermos com drogas, bebidas e prostituição e outras coisas. Um dia, por causa de um homem Evangelista, que veio de Niterói, o Evangelho foi lançado em mim, apesar de ter uma Igreja grande na minha rua, e nunca falaram de Deus para mim. O Ide era para o templo, e não para buscar perdidos. Eu fui aos perdidos quase toda a minha vida de crente.

De lá para cá, toda a minha casa e familiares começaram a se converterem até a minha esposa, que trouxe para Cristo, e apesar de mais de vinte anos de rejeição e até ofensas diárias da sua casa, engolidas por causa de ser cristão, ou eu achar que isto era Cristianismo, ou por causa da Regina, para não trazer mais estresse na hora, engoli coisas que achava ser religiosa evangélica. Mais feridas.
Jesus foi o mais rejeitado dos homens, como diz Is. 53; e por muito que foi rejeitado que tanto amou. Ou seja, a rejeição é uma vacina contra a soberba, e contra o sentimento de rejeição próprio de cada indivíduo. Tem propósitos, mas ferem.

Fui do Colégio Militar por sete anos no meio da ditadura, aonde tivemos que engolir sapos e ofensas e injustiças sem falar nada, até ser expulso, mas voltar porque jogava no time do Colégio. Mas, tudo reprimido.

Sempre fui manso e calmo, e raramente briguei na minha vida com ninguém, nem no futebol e na vida secular. Fiquei calado por anos a fio no trabalho por ser cristão e pregar a Palavra, sofrendo injustiças e calúnias e ameaças, calado. Poucas vezes me revoltei e reclamei. Tive sucesso nas poucas reclamações, mas achava que crente era complacente com tudo, e dava até complexo de culpa. Nunca se insubordinar contra nenhuma autoridade na vida nós devemos fazer. Nunca aceitei isto.

Mas, foi nas Igrejas onde mais pensei que teria amor e a nossa dedicação de anos a fio e contribuição de graça e com alegria em tudo fosse nos dar um reconhecimento por menor que fosse de lideranças de todos os tipos. Ledo engano, pois a feridas de Igrejas, destroem famílias, casamentos, amizades, saúde, ministérios, empregos e tudo que se pode imaginar se não for curada. Só veio pedrada e trabalhos e pedidos. Ajuda quase alguma nas coisas que eu deveria fazer bem ou oportunidades. Como nunca fui bajulador, Deus me deu outros dons, que mesmo assim, até hoje e sem sucesso, querem me tirar. Profeta desde o berço, mesmo não sendo ainda de “Igreja”.

Aonde haveria de inundar o amor e o reconhecimento mínimo é o local onde mais de vê e se vive injustiças. Pessoas, que a grande maioria nem estava preparada, mas assumiu ministérios, púlpitos, sem caráter cristão, e por razões que não me importa, viviam pregando, cantando, ganhando grana, ensinando e sendo honrado até a “casa ruir”.
Feridas que com a idade e o passar dos anos abrem e são expostas, e ferem e cheiram mal, e fazem pessoas largarem tudo e até surtarem mesmo.

Existe realmente algum ciúme dos palcos, mas no contexto atual, a coisa está preta, e se alguém tem dons de poder, cura e milagres do Espírito, a ciumeira é tremenda por parte do Clero, que em geral, somente tem discursos sobre Deus.

Como eu que vivi anos sendo usado em curas e milagres, mas nunca tive chance de fazer uma pregação, onde até um gago ou um mudo ou um homem sem caráter vivia falando de Deus para nós. Feridos querendo curar feridos. Graças a Deus, Deus não me expôs neste tempo.

Deus sempre dizendo que estava me preservando de uma queda grande, mas uma pessoa somente me chamou um dia para dizer, não o que estava errado comigo, mas para me dizer o que fazer de certo na vida ministerial. Foram horas a fio e agradeço por isto.
Sempre ou quase sempre, ou é bajulação, ou então a liderança chama o “errado” para expor suas vidas, e dizer quais são seus erros.

E todas as vezes que na minha vida houve uma confusão ou retreta ou discussão com meus filhos, eu ou minha esposa, a corda sempre arrebentava do lado mais fraco. E mais feridas e mais repressão. Guardem isto: “Somente Deus não ficava e não fica satisfeito e age com Sua mão de Justiça sempre e para sempre”. Um consolo, mas a ferida fica.
Somos uma panela de pressão que um dia, quando tirarem a tampa e não havendo escapes vai estourar em cima de todos. O pior é que sobra é para a família.
Deus sempre nos poupou e nos fez sentar em bancos, fazendo somente a pregação fora, para preservar a casa e a família. Mesmo assim, as guerras são muitas e trazem danos, mas não derrotas.
Amigo meu de longas datas, que me traiu, roubando um bem meu, e nunca briguei com ele e nem seus irmãos. Levei-os até para Igrejas, mas não ficaram. Todos morreram novos, pois nunca vi ninguém e nem na minha vida, que tivesse deixado a vingança para o Senhor, que não tenha tido uma vingança séria de Deus. Crente ou não. Mas, as feridas e revoltas estão lá no poço!

Antes de eu explodir em palavras escritas sobre Igrejas, eu já tinha tido a gota d’água em tudo que é negócios na minha vida. Comecei a brigar, a falar, a processar, e ofender sem palavrões e sentir grande alívio quando vi os resultados positivos de “o crente falar, reclamar com justiça, falar o que não gosta, e expuser suas opiniões justas”.

Até quis esganar uma pessoa que era um filho de uma serva de Deus, amiga nossa, mas não pude fazer e Deus agiu, Graças a Deus. Mas, a revolta continuou e não sei se faria isto de novo, se voltasse tudo atrás, mesmo sendo filho do Papa Gospel.

Sofri e vi pessoas sofrerem abusos de chefes e líderes religiosos, mas raramente, ou nunca, eles foram expostos e a ferida ficou com os “abaixo” destes.

Pela falta de preparo e caráter cristão, os “atiradores de elite gospel” treinam contra pessoas e ovelhas, e matam muitas antes de aprenderem. Igual a nossa Polícia. Depois, vemos um exército de quarenta milhões de desviados de Igrejas somente no Brasil.
Quem não gosta de pão? Ninguém neste mundo. Quem vai a uma Igreja e não gosta de Jesus? Raros, mas e o preparo para cuidar de pessoas feridas e doentes? Quase zero. Muito dinheiro em jogo, muito desejo de fama, muita coisa oculta nos tapetes gospel e muita morte dentro de um pasto verdejante.

Isto não é povo, isto não é gente civilizada, isto não é Igreja ainda, mas até gostaria de ver alguns que se “alimentam” de palcos e microfones ficar como eu e muitos servos de Deus legítimos, e chamados por Deus. Durante anos ouvindo e sentado nos bancos de Igrejas para serem curados de feridas, e serem curados de caráter do mundo.

Com certeza em Deus, que a grande maioria enlouqueceria de vez, ou mesmo se afastaria do Evangelho, que tanto fala, prega e diz que ama. Aliás, nem quero ver não!
O pouco que somos na Igreja e o que pouco que somos para Deus já nos traz soberbas, que diz a Palavra, precede a ruína. E Paulo teve um espinho na carne, um mensageiro de Satanás a o esbofetear todos os dias para ele não se ensoberbecer. Deus não usa doenças (Jesus veio curar), mas sim o diabo, onde ela penetra no corpo do homem por causa da Soberba, que foi o pecado de Lúcifer no Céu.

A Soberba atrai todo dia de desgraça por Satanás, para o homem de Deus não se ensoberbecer, e não ser lançado nos palcos e púlpitos sem a devida preparação no seu caráter cristão. Seminários são bons e sadios, mas ensinam somente conteúdo programático.  Jesus andou com doze discípulos ensinando caráter cristão, por onde nunca o diabo pode ter acesso na vida de um servo de Deus. Nunca.

Eu e muitos, por termos dons e ministérios, cremos que isto substituiria tudo mais na vida, inclusive intimidade com Deus e caráter e idoneidade cristã. Engano do diabo e soberba da alma. Carisma e ministérios não apagam e nem formam caráter cristão.
“Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”, disse Jesus aos grandes “ministros e dons espirituais e fazedores de obras da época”.

Graças a Deus, não fui ou ainda não fui alçado a Pastor (nem sei se serei, e somente Deus pode dizer isto e fazer se Ele quiser), nem tenho Igrejas, nem me colocaram num cargo onde existe pedestal, pois o tombo teria sido grave, como vemos por estes trinta anos pelo mundo evangélico. Louve a Deus por isto também, pois o teu tempo e o de Deus para você ainda não acabou para Ele, apesar de homens pensarem.

Não somente ordene ou consagre pessoas chamadas a algum ministério, mas prepare estas pessoas como servas, como pais, mães, empregados, estudantes, homens de caráter, homens de palavra, homens de honra e serão muito melhores do que nós, como assim Deus deseja fazer nas Igrejas.

Tenho, eu e Regina, gratificações boas por chefias que deveriam ser incorporadas ao nosso salário há mais de quatro anos, mas a diretora, toda a semana, por quatro longos anos, mente rindo para nós, e nunca brigamos e ofendemos a ela. Pelo contrário, já orei algumas vezes com ela por enfermidades pessoalmente, e pela sua vida, mas engolimos mais “sapos”.
Enfim, sem me justificar, mas pedindo perdão se falei algo que feriu pessoas, mas também fui ferido muito, e nunca excomunguei ninguém na vida. Sempre dei chances a se arrependerem e mudarem de atitudes. Orei muito por muitos, mas poucos oraram por mim na vida inteira. O peso é enorme, mas a carga é leve para quem somente recebe palmas, tapinhas, salários e orações por si mesmo.

Passamos mais de quarenta anos se doando para a Obra e para Igrejas sem querer mesmo tapinhas nas costas, elogios, bajulações falsas, gratificações, e tipo de comentários: “Meu isto, meu aquilo, meu mestre, meu grande, meu deuzinho”.

Penso que quem não gosta e não quer sofrer críticas, mesmo mentirosas e outras verdadeiras, não serve para ser nada na Igreja e no mundo, mas tem que voltar aos bancos de Igrejas e da vida para aprender muito com Deus e com a Vida. Não escrevo direcionado a ninguém que conheço na minha mente, mas a todos nós. Vivemos de elogios e aparências nas mídias e no mundo que jaz no maligno.

 Preenchemos nossos tempos com atividades e outras coisas, que podem ser fuga da realidade, do trabalho, dos estudos, da casa e da Intimidade com Deus. Mas, dizem que somos servos, chamados, escolhidos, homens de Deus, e outros tapinhas do diabo nas costas.
Encerrando: II Cor. 12:15 – “Eu, de muita boa vontade, gastarei (tempo, dinheiro, vida) e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que amando-vos cada vez mais, seja menos amado”. A parte “a” do versículo é mais real, pois ainda estou aprendendo a amar de verdade, embora não me importe nada em ser amado e bajulado por homens a não ser da minha família, que me preenche, e me dá ousadia para falar o que eu quiser na presença de quem estiver vivo; ou do diabo nesta terra. Já fui colocado para falar, profetizar, pregar na presença de Presidente da República, Governador, autoridades, e falei o que Deus mandou, e nada me fez mal algum. Ide para você também. Necessitamos de uma geração de valentes e ousados, que saiam com a Palavra, fora dos quadrados de cimentos, e fale o que Deus mandar, e nada lhes fará mal algum.

Maranata Ricardo Rezende



quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O Que é Culto!

Na Bíblia existem várias passagens de povos cultuando os seus ídolos e deuses, assim como servos de Deus cultuando ao Senhor, oferecendo-lhe manjares e louvores. E nós até hoje nos reunimos num templo, casa, escritório, sala, praça, cemitério, ou quaisquer locais para cultuar ao Deus vivo.
A Bíblia fala da ordem e decência em cultos claramente? Sim. I Cor. 14:26-40, dando sempre ênfase ao dom de profetizar, que é diferente do ministério de Profeta. Pena ter sido tão mal usado nas Igrejas e praticamente ter acabado com este dom importante, pois a Palavra diz que “sem profecia o povo perece”. Profecia não é pregação. É para os espertos e aqueles que não têm sido dados este dom por Deus, mas se auto-declaram como tais. Microfones aceitam tudo.
“Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação. (Está claro que não diz para a pessoa ganhar fama e grana como vemos há décadas neste mundo). No caso de alguém falar em outra língua, que não seja mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete. Mas, não havendo, fique calado na Igreja, falando consigo mesmo e com Deus. Tratando-se de Profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem. Se, porém, vier revelação a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e serem consolados. Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas”.
Digo com certeza, que nestes últimos trinta anos de cultos que assisti raros não são aqueles que a presença de Deus somente é sentida espiritualmente nos louvores. A pobreza é que tudo fica por conta da pregação. Nos cultos em minha casa, Deus tem liberdade para se manifestar quando quer e é bênção quando nos reunimos.
A Palavra “Culto” significa oferta, adoração, entrega. Foi completamente prostituída, pois em grandes templos, o povo se reúne para receber coisas de uma pessoa que fala, canta, e faz ora para solução de todos os problemas. Quando não é mediante compra de meias, águas, cruz, terra (coisas materiais são ídolos, pois vivemos por fé e não por vistas), campanhas, pula-pula, fogueira, dinheiro, e outras barganhas que na opinião da Bíblia estas “bênçãos” recebidas por uma minoria, quando é verídica não vem das mãos de Deus, pois Ele não faz acepção de pessoas.
Eu creio nos Profetas e revelações de Deus, mas para pessoas específicas no tempo específico de Deus, quando Ele quer falar com alguém. Jogar para o alto, e ver quem pega a bênção não vem de Deus. A não ser que Deus revela ser uma coisa coletiva, o que é bem raro, pois cada pessoa está vivendo uma fase ou um tempo com Deus.
A causa do cativeiro do povo de Israel no reinado de Oséias foi o culto misto dos samaritanos: II Reis 17:33 – “Mas temiam também ao Senhor; dentre os do povo constituíram sacerdotes dos lugares altos, os quais oficiavam a favor deles nos santuários dos altos. De maneira que temiam ao Senhor e, ao mesmo tempo, serviam aos seus próprios deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido transportados”. Ou seja, na nossa língua dizemos que eram os “Maria vai com as outras”. Santos nos templos, e faziam tudo o que o mundo lhes impunha para adorarem seus ídolos. Por isto, continuavam cativos e prisioneiros dos povos inimigos ao redor.
O dia em que Deus somente se manifestar em cultos de templos para fazer algo pelo povo, ou dar bênçãos para até quem não teme a Deus e nem é crente, nós estaremos perdidos, pois vamos ter que viver dentro de templo sem fazer mais nada na vida.

Maranata Ricardo Rezende 

Sadraque, Mesaque e Abdnego

Meus filhos cantavam a música Sadraque, Mesaque e Cabide Negro que era conhecida na época. Eram três homens de Deus que foram parar numa fornalha aquecida ao máximo de onde ninguém saia vivo, e os que os levaram, morreram ao chegarem a uma distância razoável.
Falamos muito em provas, e até reclamamos de Deus nas lutas e tribulações, mas qual o pai que ama ver seu filho sofrer? Mas, também, qual o pai verdadeiramente cristão gostaria de ver um filho ou uma filha, sendo uma dondoca, um playboy, uma play Girl, um Peter Pan que não serve para nada.
Aliás, a grande maioria que conheço e ouvi falar neste mundo de negócios evangélicos não tiveram um bom fim, e nem preparam suas esposas e filhos e netos para serem homens e mulheres de Deus na vida. Se Deus não levantasse os 7.000 profetas que não dobraram seus joelhos a Baal, o Evangelho de Jesus verdadeiro já teria acabado.
Ora, então prá quê a fornalha para servos tão fiéis ao Senhor? Porque temos que ser provados às vezes como ouro na fornalha até ficarmos puros?
Quem leu a história destes três na Babilônia, vemos que eles foram para a fornalha, porém nem suas vestes foram queimadas, mas somente as amarras que os prendia.
Conclusão é que quando Deus nos coloca numa fornalha para amadurecer, a razão principal é que sejamos libertos de amarras, cadeias, pecados e sofismas. Não adianta frequentarmos cultos disto ou daquilo para libertação, mas esperar o Pai fazer a Sua Obra no bom Filho, que nos tornamos.
Hebreus, diz que o pai somente corrige ao que ama, pois casos contrários serão bastardos, se não aceitamos a sua correção, reclamamos e murmuramos com Deus a toda hora e momento.
Qual a razão dos três servos serem provados, o povo e o rei verem o que Deus fez de maravilhoso com eles? Honrá-los na presença de seus inimigos, que são muitos.
Somos no mundo todo, com exceções, um povo cristão de cristal fino, onde qualquer coisa quebra ou fica “bicudo” ou com raiva de Deus.
Se nós não temos raiva de Deus, mesmo sendo crentes, de palcos e bancos e TVs gospel, é sinal que estamos amadurecendo na Fé.
Estamos nos finais dos tempos, e o povo de Deus tem que ser forte e guerreiro para enfrentar sorrindo as artimanhas cada vez maiores do maligno.
“Em tudo dai graças, pois esta é Vontade de Deus”.
Maranata Ricardo Rezende