Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Servo do Deus Altíssimo, escritor a seu serviço e evangelista. Um homem movido pelos propósitos de Senhor. Bacharel em Teologia no Seminário Peniel,1998, Curso de Leader no Haggai Institute, Maui, Hawai,2001. Há um ano retornei de Angola onde fizemos um trabalho missionário. Como escritor, tenho preparado quatro livros que serão lançados, em breve, e cuja abordagem diz respeito a visão atual do Evangelho no mundo moderno. O primeiro livro tem como título "A Face Oculta do Evangelho". Na vida secular, sou casado e tenho três filhos:Thiago, Camila,Lucas e minha nora e filha por adoção Rosana. Tenho um neto Benjamin de dois anos e agora uma neta linda, Alice, que serão servos do Senhor e farão diferença neste mundo. Toda a família tem obedecido ao Ide do Senhor Jesus e por isto estamos alegres: Minha esposa Regina é pastora e meus filhos são levitas,chamados para o louvor na Casa do Senhor. Congrego na Igreja Nova, Barra da Tijuca, na qual o Pastor é Maurício Fragalle, que me tem feito ver mais profundamente o que é viver uma vida de fé na Palavra de Deus. A Deus toda a glória, sempre!

Translator

English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translator By Ferramentas Blog

Arquivo do blog

Seguidores

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Buscando o Reino de Deus

Irmãos, após uma série de fracassos na vida, tentando ajeitar as promessas de Deus pelas minhas forças e pela pregação da Lei, ouvida por anos a fio nas Igrejas, o Senhor me disse: Buscai o Reino de Deus, e todas as coisas lhes serão acrescentadas.
Nenhuma novidade para quem conhece a Palavra, porém não vive o que ela ordena e tem fracassos e derrotas, e busca entender e se justificar perante os homens, mas em vão.
Palavra é para ser vivida plenamente pela fé, mediante a Graça de Deus, e não somente pregada e escrita pelo mundo.
A Graça de Jesus, conseguida pela Igreja na Cruz do Calvário a mais de dois mil anos, que somos nós, templos do Espírito, não tem uma forma de bolo, mas é para descansarmos em Deus, e trabalharmos naquilo que Ele deseja. Não, nossas carnes e alma e pensamentos.
Os pensamentos e sonhos de Deus para Seu Povo, é bem maior e melhor como fala a Palavra em Jeremias. A ansiedade e falta de perseverança, além do imediatismo urgente com motivações malignas e da alma, deixam de trazer bênçãos para nós.
Provérbios 20:21
Então, tudo deu certo na minha vida e de meus filhos e netos. A razão não fui somente eu que quis fazer a Vontade do homem, mas a Boa, Perfeita e Agradável Vontade de Deus, aguardando com paciência e sem pressa ou comodismo Nele.
Tribulações são passageiras, e para nosso crescimento na fé e amadurecimento para coisas maiores. O fim, sempre é proveitoso.
Paulo diz que o Reino de Deus não é comida, nem bebida, mas Paz, Alegria e Justiça no Espírito Santo. Uma mente sã, está sempre em paz e alegre, e bem descansada em Deus, como o foi Jesus e seus apóstolos, e ainda Paulo.
Conheci pessoas nas Igrejas, que tinham promessas de riquezas e ministérios nas suas vidas, porém, quiseram apressar as coisas, se corromperam, e agora, devem começar tudo novamente com Deus no comando. Todavia, alcançaram bastante perdas e danos na vida com Deus.
Um detalhe marcante: Nos nossos dias maus, nem todos são chamados para serem pastores, profetas e famosos! Aliás, Jesus disse que são poucos os chamados, porém o mundo gospel está repleto de muitos chamados por homens. Basta ver o final de tudo.
Enfim, irmãos, quais seriam então os sinais claros de Deus estarem dentro das Suas Vontades melhores para o homem? Devem e podem ter mais ainda, porém creio que as principais e mais latentes vistas por nós, são:
1 - Algo na vida te levou a se afastar mais da Intimidade com Deus, ou nos aproximou mais de Deus? Primordial para sucesso na vida.
Cônjuges, trabalhos, profissão, dinheiro fácil e até ministérios pelo mundo?
2 – Algo que nós tivemos na vida, nos afastou por longo tempos da família, mesmo enriquecendo e sendo famoso no mundo gospel? Perda total!
3 – O que você esteve fazendo na vida profissional, gospel ou de prazeres, nos afastaram mais de saúde boa, ou nos levaram a doenças e até mortes precoces?
Ou mesmo, um ministério gospel e missões turísticas nos afastam de saúde e de ministérios saudáveis que foi deixado para trás?
Tudo, depende fundamentalmente das duas primeiras escolhas, como sempre ensinou Paulo em Cartas a Timóteo e Tito. Que não podem ser ministros, quem não cuida bem dos seus, e principalmente dos da sua casa. Ou ainda, não tem cuidado dos seus, negou a fé, e é pior do que os ímpios. Necessitam de Novo Nascimento.
Irmãos, tem coisas que semeamos e não há retorno na vida, porém, sempre podemos começar uma nova plantação abençoada em quaisquer épocas de nossas existências com Deus.
O restante são fotos sorrindo, de palcos e púlpitos, prazeres passageiros, vida sem sentido e sem nexo para com Deus na mídia.
Ou como fez Jonas. Fugindo de tudo e de todos, mas levando tempestades a todos ao redor, como ocorreu no navio em que o profeta Jonas estava escondido, e o pessoal nada tinha a ver com a teimosia de Jonas.
E mais! Sempre tenha em mente o que Jesus fala, e não exemplos e palavras de homens, gospel ou não.
Buscai Tesouros (eternos) nos Céus, e não os da Terra (efêmeros). Onde a traça corrói, as coisas enferrujam, os ladrões e o governo roubam, e pode levar a desgraças e até suicídio por causa de crises.
Como vimos desde a época de 1942, do crack da Bolsa, e as conseguintes do século XX e XXI, que milhares se matam por perderem dinheiro. Estou falando de crentes, que fazem esse extremo, porque não conhecem a Deus, o Poder de Deus e o Seu Amor Ágape, que pode fazer tudo por Seus Filhos sem sacrifícios extras.
Creio que é somente pedir Sabedoria e Discernimento Espiritual se a pessoa quiser vida abundante, que Deus a dá, e não a lança em rosto, ou faz trocas com seus Filhos.
Jesus não veio a Terra para julgar, condenar e acusar ninguém. Veio salvar, curar, libertar e dar vida abundante. Quem vem trazer males é o diabo.
Não existem nunca mais para um Filho de Deus, nenhuma maldição, nem hereditária ou genética (nosso DNA é agora celestial), e nem que a pessoa queira, depois da Cruz de Cristo, quebrando a Lei e as maldições que nos foram impostas.
Jesus veio corrigir erros, tirar pecados, refazer prejuízos e danos na vida daquele que crê, se arrepende, e quer mudar de vida, mesmo nascido em berço gospel.
Maranata Ricardo Rezende


terça-feira, 11 de outubro de 2016

All You Need Is Love

Os Beatles tinham parte razão em parte, pois o que o homem busca desde criança é Amor, e sem Amor, vemos juventude, pobre, média e rica e porque não a humanidade, sem rumo, e sem sentido na vida.
O que o mundo e a Igreja de Jesus necessitam urgentemente, não é filosofia e pregações para o intelecto do homem, ou dos membros de Igrejas, e sim, uma Revelação pessoal do Amor Ágape de Deus para suas vidas, incondicional, e sem se importar com o que ele errou, pecou, fracassou, como o foi com a Filho Pródigo.
Voltou, depois de pedir ao Pai sua parte, e gastar no mundo com prostitutas e bebidas, e acabar comendo bolotas de porcos. Seu Pai, não o acusou de pecados, erros e por gastar sua grana no mundo, mas mandou colocar tudo de melhor para vesti-lo, e ainda fez festa, matando o melhor gado que tinha.
O que o mundo e o povo de Deus procuravam tanto, igualmente no mundo quanto nas Igrejas? Amor e busca da felicidade. Porque ainda não encontraram isto há mais de 40 anos nos templos, com exceções de pessoas que tiveram o vislumbre espiritual, e a Revelação do Amor de Deus para os crentes, em Cristo Jesus!
Quais são as consequências de um amor de pai, mãe, amigo, pastor, ovelha, pessoa caridosa dentre outros, que se dão por uma causa justa e religiosa? Um dia, se esgota, se esvazia totalmente, e pessoa larga tudo, inclusive ministérios e Igrejas.
Quais os sintomas mais claros que o mundo e o mundo gospel, necessitam de um Amor Ágape de Deus, que nunca se esgota, e cura, e faz feliz, e não encontram?
A pessoa, busca em prazeres, comida, bebidas, drogas, religiões, mulheres, separações, viagens sem fim, bares, Fakebook falso, pílulas de felicidade passageira, sono, sexo, prostituição fora do casamento, Rock in Roll, e o pior, larga o ministério que Deus os deu, porque não aguentam mais viverem pela alma, e o amor humano.
Porque razão, a Igreja e o mundo moderno, se tornou um hospital de doentes e mortos vivos, e muitas tragédias, e mortes precoces? Falta de Amor de Deus.
Amor de pessoas, mulher, homem, filho, pai, mãe, amigo dentre outros é bom, mas se esgotam se não tiver retorno. Ao menos, financeiro. Suga a pessoa, e tendência é consumismo exacerbado e vida falsa para os outros verem na foto, ou no clichê.
Cônjuges crentes e antigos, que não conseguem viverem juntos, a não ser quando se veem esporadicamente, ou estão em bares, restaurantes, compras e viagens. Tudo pelo prazer, e sem intimidade alguma de almas. Quando o prazer acaba, tudo morre.
I Cor. 13, já se pregaram mais de um milhão de vezes, mas ninguém consegue viver, sem a Revelação do Amor de Deus.
Um ser humano, que consegue ver este grande Amor de Deus, incondicional para si, nunca mais terá carências, ou adquirirá para sua mente e corpo, doenças psicossomáticas, que podem acarretar mais de 95% das doenças conhecidas no mundo.
Para encerrar, na Ceia do Senhor, vemos Paulo, dizendo: Aqueles que a tomam indignamente, trazem condenações para si mesmos, e será, portanto, culpado pelo corpo e pelo sangue do Senhor. E por não discernirem o corpo de Jesus, e Seu Sacrifício na Cruz pelo homem, ou por culpas que tomam para si mesmos, ficam fracos, doentes e até morrem.
Entendam: Indignamente, é a pessoa achar na sua razão e mente religiosa, que são seus méritos, de pecar pouco ou pecar muito no mês, que o capacita a tomar do corpo de Cristo na Ceia!
A auto justificação, que vemos há mais de 40 anos nas Igrejas durante a Ceia do Senhor, é que traz culpas e condenações, pois pelas nossas forças, nunca vamos cumprir as leis e os mandamentos do Senhor, embora sendo crentes, e buscando uma vida reta diante de Deus!
Os méritos são da morte de Jesus, e Sua Graça, que é favor imerecido, embora não sejamos perfeitos. Seu sacrifício foi perfeito. Ceia é para curar e não acusar e condenar homens.
A doença do Século é depressão, e o remédio do Século é Rivotril ou Prozac dentre outros, para enganar as mentes e os sentimentos das pessoas, que precisam de Amor de Deus Ágape Revelado, e não de fugas e alívios infindáveis, com justificativas eternas para suas vidas cristãs.
Grandes cidades mundiais de Primeiro Mundo, são as Tarsis para o mundo e para a Igreja, pois são rotas de fuga, como o foi para Jonas, que trouxe para os que estavam com ele no navio, sem haver culpa nenhuma, sofreram prejuízos graves e tempestades, que parou quando Jonas resolveu voltar para o que Deus lhe enviou. Nínive. Ele foi jogado do navio, e a tempestade acabou.
Se alguém entender isto, será uma mudança total na sua vida toda, porém, se não quiserem, que parem de culpar a Deus, ovelhas, Igrejas, pais, mães, mulher, marido, chefe, governos, Deus e o diabo!
Se alguém chegou ao fim de suas forças, o Amor de Deus está disponível para todos. Não deixem chegar ao limite, pois quanto mais cedo tivermos a Revelação deste Amor Ágape, menos prejuízos vamos ter na vida.
Maranata Ricardo Rezende

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A Fé Intelectual

Leiam até o final, e julguem depois.
Irmãos, quase todo mundo que segue alguma religião, diz ter fé em Deus, ou mesmo em Jesus, porém na prática, quem manda nas suas vidas é o seu intelecto (razão), sua vontade, e pior ainda, o que aprendeu, vendo pessoas contarem vantagens nos palcos, e imitam inclusive o que aprendeu no mundo, nos cursos, profissões, livros e na mídia, para no fim, descobrirem que a vida não deu certo, e que algo ou muitas coisas não vieram de Deus.
Resta então, virar Adão e Eva, e culparem a Deus, ao diabo, a mulher, e outros, ao pastor, as ovelhas e ao vizinho.
Tem inúmeras pessoas até bem-intencionadas, que são mestres em Administração, Palestrantes, Carismáticos, Construtores excelentes, e outras lideranças e profissões seculares, que são vistas como exemplos de sucesso.
A Bíblia diz que andamos por fé, e não por vistas. Deus, não tem um padrão de vida igual a ninguém. Ele trata cada Filho seu, individualmente, porém, os que são guiados pelo intelecto gostam de colocar todos na mesma forma. Como uma receita de bolo.
O fim pode ser desastroso, mas só se contam as vitórias, iguais a filmes das Guerras Mundiais, narradas por americanos, japoneses, russos, e outros envolvidos, onde a história é sempre dos vencedores, mesmo que percam.
Chegamos ao cúmulo de vermos andarilhos religiosos, serem contratados para contarem circo dos horrores, e depois os vemos caídos no mundo outra vez, pois só tinham isto para contarem. O início, e arrecadarem grana mole e de graça, com dinheiro do povo.
Paulo disse que sua pregação, não consistia de sabedoria humana, ou palavras persuasivas (tão bonitas e carnais e diabólicas), mas de poder de Deus, baseadas na Palavra de Deus.
Temos urgentemente que termos experiências nossas de fé com Deus, para alcançarmos as vitórias, que tanto se grita ou prega nos templos. Andar pela fé, não é conhecer a Bíblia de mapa a mapa, e sim, conhecer o escritor a fundo, e seguir os passos que Ele tem para nossas vidas, sem se importar com historinhas, livretos, ou testemunhos de horror ou de sofismas que vemos no mundo gospel.
Todo lugar aonde já fui, inclusive abrimos um trabalho no Palácio do Governo, porém, a Palavra sumiu, e Jesus deixou de ser o Centro para dar lugar a mulheres, profetas, homens, artistas, pregadores da Lei, viraram histerismo. Eu vi coisas beirando a loucura em muitos lugares, que no fim, não deu certo. Início de boa aparência, e fim, trágico para todos.
Vida com Jesus, é igual a experiência de Pedro, quando Jesus o chamou para andar por cima das águas. Um pé de cada vez, e olhando para Jesus. Se olharmos para o Fakebook, para ministros, crentes antigos, showman, aparições da mídia, testemunhos tristes e homens cujas vidas se basearam em sabedoria e inteligência humana, vamos para o mesmo abismo.
Já vimos que esta febre pastoral e de profetas no mundo não deu certo, por razões óbvias, de escolhermos os nossos dons, nossos caminhos, imitando ou recebendo profetadas de homens bajuladores!
Devemos rever tudo de vez, antes que Jesus volte ou a casa caia de uma vez, pois estava construída bela e brilhante sobre a areia, mas não foi provada, e o vento um dia derrubou tudo. Fé, famílias, ministérios, saúde, vida e tudo mais. Só restou as aparências, que o crente é bom nisto!
Jesus sempre dizia: Seja feito conforme a tua fé! Não coloque seus fundamentos de vida, num bom falante, construtor, administrador, professor, palestrante da Bíblia ou outra pessoa qualquer, que tem seus interesses ocultos, e talvez somente no Juízo iremos ver isto claramente.
Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois.
Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se.
I Timóteo 5:24-25
Peça hoje, sabedoria do Alto a Deus, que Tiago diz que lhes será dado, e não duvide da direção de Deus para sua vida especial, pois o que tem fé um dia, e outro vacila, não receberá nada de Deus. Igual a onda do mar, como diz a Palavra.
Surfa na onda do mundo, ou do mundo gospel, e morre na praia depois.
No Brasil, chamamos este de (Maria vai com as outras). Ou, (Maria vai com as ondas.)
Ondas de heresias e testemunhos e templos, que nada tem a ver com Jesus e a Sua Palavra.
Paulo exorta aos crentes: A fé que tens, tem-na para ti mesmo, diante de Deus! Rom.14:22
No meu entendimento, o Céu vai ter uma placa de gás neon luminoso na sua entrada, dizendo: Surpresa!!!!!
Se vocês se desviarem do caminho, indo para a direita ou para a esquerda, ouvirão a voz dele atrás de vocês, dizendo: “O caminho certo é este; andem nele” Isaias 30.21 (NTLH). Deus, sempre dá a direção. Segue, quem quer e tem Juízo!
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Culto é oferta. Razão é alma. É carnalidade. É vida mundana e secular.
Culto Racional é entregar, ofertar nas razões para Deus, e ver se a Palavra ou o próprio Deus confirma ou não.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.
Romanos 12:1-3
Um apelo dramático de Paulo para a Igreja. Rogo-vos...
Maranata Ricardo Rezende

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Jesus, Bom Pastor e Salva-Vidas

Irmãos, talvez todos saibam, que um afogado, quando tem de ser salvo, se ele se debater demais, o salva-vidas, dá um caldo (semi-afogamento) nele, ou mesmo um soco de leve, apenas para apagar o assustado e trazê-lo para a praia.
Jesus, nunca coloca doenças em alguém, pois Ele já morreu para levar as dores e enfermidades na Cruz, e seria louco se falasse duas coisas opostas. Esquizofrênicas.
Porém, creio que quando a pessoa, sendo crente, começa a se debater e usar seus métodos e força com medo de ser derrotado, Jesus de alguma forma o imobiliza, para então resolver o caso. Isto é a Graça em ação, que é Favor Imerecido.
Em geral, quando um pecador busca religiões e prazeres no mundo para satisfazer seu espírito, um dia em que ele diz: Desisto! Jesus, o Bom Pastor o encontra e o salva.
O problema do crente é o ego grande, que aprendeu com o mundo e com pais e amigos, a resolver tudo no seu planejamento e sua vontade e força.
A Igreja de Jesus, necessita voltar ao Bom Pastor de nossas almas, para que Seu povo possa experimentar pastos verdejantes e águas puras, e ver seus inimigos derrotados, com a bondade e misericórdia deste o acompanhando por toda a vida.
Os problemas foram muitos, que afastaram o povo da Igreja, e criaram uma geração de pastores e ovelhas de Jesus, falhos em muitas áreas da vida.
A dependência de homens, e as motivações destes ministros, que como diz Judas, apascentam a si mesmos, e enchem templos com promessas e joguinhos de azar para o povo fazer, foi um dos maiores.
Tais como são algumas destas motivações, que claramente vemos por anos a fio, se tivermos um pouco de discernimento das coisas, mas com exceções raras: Acomodados para o trabalho secular, dinheiro fácil, fama, compensar frustrações na vida, trampolim para política, ocupar seu tempo, e até aparecer na mídia um dia.
O Bom Pastor, que é Jesus, e que seria o modelo para tantos outros na Terra, tinha um objetivo somente: Apascentar, cuidar e levar as Ovelhas de Jesus a pastos verdejantes.
Se o Pastor, ganhar algum sustento, fama, e aparecer na mídia com fama, é porque Deus está fazendo aquilo para exaltar o Seu Nome. Não dar glórias ao homem.
Vemos templos repletos de ovelhas, ou alguns nem tanto, pois o pregador, ou pastor não tem performance boa, e carisma pouca, perdidas no tempo e no espaço, sem saber para aonde ir, e nem o que fazer, e quase a morte.
Recebi um dia, há mais de 4 anos, uma foto de uma ovelha deitada, e quase morta, no meio de um pasto sem grama, mas ao redor, com pastos verdejantes. Não sou fácil de chorar, mas gosto mais de rir, mas este dia chorei, visualizando os milhões de membros de Igrejas, depois de terem comido o pouco de pasto que deram a estes, se deitam até morrer espiritualmente.
O mesmo, quem me enviou disse acontecer com ovelhas: Elas são bobas, sem muita visão, mas escutam bem a Voz do Pastor, e sabe discernir se vem Dele ou de outra pessoa, que se intromete como pastor de ovelhas. Elas comem o que tem disponível, e se o pastor não vier levá-la para outros pastos, ela se deita até a morte.
Enfim, em nossos tempos dos fins, de maus e de homens com desejos próprios, e cheios de motivações da alma, quanto mais ficamos dependendo de homens, mais independentes de Deus a pessoa se torna. E quanto mais dependentes de Deus ficamos, mais independentes de homens a nossa vida fica.
Davi falou: O Senhor é o meu Pastor e Nada me faltará. Nada, em todas as línguas e idiomas deste mundo, significa exatamente: Nada.
Não que devemos ser rebeldes, e ficarmos desconfiando de todos na Igreja, porém, com respeito, discernindo tudo, e sem ser discernido por ninguém, para que um dia, lá na frente, não venhamos a dizer: A culpa disto que estou passando é o pastor, ou a Igreja, ou o diabo, ou até Deus.
Existem cada vez mais, templos evangélicos, pregando com seus pastores, o Evangelho da Graça, sem contaminação, história e fábulas, e colocando medo nas pessoas, por causa do dinheiro, dos erros, da vida, e vendo Jesus, como julgador e bipolar. Um dia, Ele acorda bem, e te abençoa, porém, em outros, ele acorda mal, e joga acusação e castigos sobre seus Filhos Amados. Procure sempre estas Igrejas.
Irmãos, não dá para consertar o estrago que fizeram com a Igreja do Senhor, porém, sempre é tempo de mudança de mentalidade, e volta ao Evangelho, da Boa, Perfeita e Agradável Vontade de Deus.
Se olharmos para os lados ou para os pregadores e pastores, poderemos ver danos, tragédias, derrotas e graves problemas, que podem ser um exemplo ruim, e até conforto para nós, acomodados, sem conhecer a Palavra de Deus.
Ao passo, que se olharmos para Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé, o sucesso é garantido sempre, apesar das lutas e tribulações, que Jesus nunca escondeu, mas com fardo leve e jugo suave: No mundo, passais por aflições, porém tende bom ânimo. Eu venci o mundo.
É imperativo, olharmos, não para o início festivo das coisas, e sim para o final destas. E julgarmos se foi bom ou mau, e se devemos tomar como bom ou mau exemplo para nossas vidas.
Aparências, mídias, fama, multidão, não significa grandes coisas para Deus.
Aquilo que vivemos e ouvimos, nos trouxe vida ou morte? Sucesso ou fracasso?
Vida em abundância ou vida pequena. Quase sempre, Jesus, nos leva a atravessar mares e tempestades, para nossa fé crescer, mas na frente tem Vida abundante.
Jesus, abre portas para Seu povo, e fecha portas, para coisas melhores. Não podemos deixar, como muitos mesmo, ver um cavalo passar por nós, já com arreios e prontos para se montar, e nos salvar, e dizer: Vai dar trabalho! Este não é de Deus! E ficar amassando barro, como o povo de Israel no Egito, por muitos anos.
Também, não montar num touro bravo que aparece na nossa frente, todo colorido, e com cara de cavalo. Um metro à frente, a pessoa cai, e se machuca todo.
Maranata Ricardo Rezende

sábado, 1 de outubro de 2016

Soberba

Soberba é o orgulho e a independência de Deus em ação, aonde, tanto Satanás, quanto Adão e Eva, caíram, e que a Bíblia diz que a soberba precede a ruína, e está presente nas melhores famílias, Igrejas, templos religiosos e corações gospel deste mundo.
Adão e Eva, comeram da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Ou seja, eles, a partir daquele instante, saberiam por si mesmo, escolher e saber o que seria Bom ou Mal para suas vidas, independentes da orientação de Deus.
Não devemos ou podemos culpar a Deus, ao diabo e ao mundo por nossas falhas e falta de maturidade espiritual, e quedas e ainda fracassos em qualquer área de nossas vidas. Nem mesmo, o que muito se vê, culpar a mulher por causa de problemas e divórcios e tragédias de nossas vidas.
E não adianta nada um título ministerial, uma performance maravilhosa num palco ou púlpito, ou conhecer toda a Bíblia de mapa a mapa e ser teólogo, e abrir templos pelo mundo. Nada disto nos garante sucesso na vida em nada. Absolutamente nada.
Pode nos dar fama, dama, multidões, grana e trampolim para política, porém não garante sucesso na vida, família, saúde, ministério, finanças, e particularmente na vida com Deus.
A coisa mais importante para o homem que está numa Igreja, ou que nasce de novo, pois o resto vem naturalmente, seria buscarmos o Seu Reino em primeiro lugar, e com calma, paciência e na direção de Deus. Pressa é do capeta, do maligno.
Deus exalta os humildes, mas resiste aos soberbos. Ser humilde é fazer a Vontade de Deus, e seguir os passos de Jesus, que Ele destinou para cada um de nós, individualmente.
Não podemos ou não devemos ir além, ou ficar aquém. Às vezes, algo que consideramos pouco, é um sucesso para Deus, se for até o fim, e não haver retrocesso na vida. E consequentemente, podemos ver bastante, que algo que os homens consideram grande na vida, é bem pouco para Deus, se ficar ainda aquém do propósito de Deus para nós.
Ou falharmos no que Deus colocou em nossas mãos, com soberba, ganância, religião, legalismo, e outros tipos de pecados, que fazem o homem errar o alvo.
Para encerrar, vou colocar uma pesquisa americana que nos passaram no Haggai Institute sobre fracassos na vida em quaisquer áreas: De todos os fracassos na vida de um homem, crente ou não, 92% destes, a causa é a desistência. A vitória só vem com perseverança. Falta isto nos nossos dias.
Maranata Ricardo Rezende