Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Servo do Deus Altíssimo, escritor a seu serviço e evangelista. Um homem movido pelos propósitos de Senhor. Bacharel em Teologia no Seminário Peniel,1998, Curso de Leader no Haggai Institute, Maui, Hawai,2001. Há um ano retornei de Angola onde fizemos um trabalho missionário. Como escritor, tenho preparado quatro livros que serão lançados, em breve, e cuja abordagem diz respeito a visão atual do Evangelho no mundo moderno. O primeiro livro tem como título "A Face Oculta do Evangelho". Na vida secular, sou casado e tenho três filhos:Thiago, Camila,Lucas e minha nora e filha por adoção Rosana. Tenho um neto Benjamin de dois anos e agora uma neta linda, Alice, que serão servos do Senhor e farão diferença neste mundo. Toda a família tem obedecido ao Ide do Senhor Jesus e por isto estamos alegres: Minha esposa Regina é pastora e meus filhos são levitas,chamados para o louvor na Casa do Senhor. Congrego na Igreja Nova, Barra da Tijuca, na qual o Pastor é Maurício Fragalle, que me tem feito ver mais profundamente o que é viver uma vida de fé na Palavra de Deus. A Deus toda a glória, sempre!

Translator

English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translator By Ferramentas Blog

Arquivo do blog

Seguidores

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Onde está a tua oferta?

Chega de bater na Igreja, pois a hora é de edificar. Quem quis mudar, mudou, e quem não quis, Deus vai fazer algo por si mesmo. A longanimidade de Deus tem limite e a disciplina de Deus é Dele. A Igreja é Dele e nós somos também.

Vou falar sobre oferta em alguns casos da Bíblia.
Tributo equivale a dizer que somos obrigados a dar algo para alguém.
Os traficantes cobram tributos para muitos viverem ou passarem pelos morros e comunidades.
O Governo cobra tributos de IR, Previdência e outros mais de quarenta sobre o salário e tudo o que consumimos no Brasil. Se não pagarmos, vamos ter conseqüências sérias e até prisão.

Já a oferta é algo espontâneo que o brasileiro religioso ou não gosta de fazer a necessitados, quando há catástrofes pelo mundo e no País e como eu e muitos de nós fazemos, doando ofertas a entidades de câncer, de crianças pobres ou outras que nos batem á porta.

Jesus disse: ”Quando deres esmolas.”. Ele não diz: “Se deres esmolas”.
Todo bom entendedor sabe que a palavra “quando” está presente é que existe a certeza e obrigatoriedade de fazer algo.

Deus ofertou a Adão a sua mulher Eva enquanto ele dormia.
Uma mulher de Deus é uma grande oferta ou talvez, depois da Salvação a melhor que um homem de Deus pode ganhar na terra.
A Bíblia diz que Abel e Caim deram ofertas a Deus, mas a de Caim não foi aceita.

Eu penso e posso estar enganado, que a oferta de Caim foi de modo fácil e mole e sem esforços, mas a de Abel, ele teve que apanhar um gado que ele criou por anos e sacrificou a Deus. Caim colheu as frutas que o próprio Deus fez crescer e dar em abundância.

Abrão e não Abraão era adorador da deusa Anana, a Lua, e podia ter quantas mulheres quisesse como teve Hagar, pois Sara era estéril.
E quando Abrão entregou os dízimos da vitória contra os cinco reis, eu vejo como uma oferta, pois não o fez mais, e nós podemos dar dízimos ou até tudo se Deus ordenar, como oferta a Deus.

Ninguém pode seguir a Abrão, pois seria liberado ter mais de uma esposa.
Sem isto, já é possível ver-se que as separações dentro de Igrejas são no mesmo percentual do mundo secular. Mas, isto ninguém quer ouvir.

Para não ficar longo, toda a vez que Deus fazia uma Aliança com um homem de Deus, eles ofereciam ofertas de alimentos e até o Anjo de Deus comia junto.

Os ricos reis magos, quando souberam que Jesus tinha nascido ofereceram ouro, mirra e incensos caríssimos como ofertas ao Filho de Deus.

Numa parábola famosa de Jesus, Ele diz que “quando fores oferecer sua oferta no Altar, e teu inimigo tiver algo contra ti. Deixa a oferta e se conserte com o irmão...”

Todas as mães ou pais que produziram filhos que foram homens importantes na Bíblia ofereceram-nos como oferta desde o ventre da mãe.
Nós, aqui em casa, oferecemos nossos filhos para serem missionários, não importando se no futuro, diretores, senadores, presidentes ou doutores.
Mas, que vivesse um “ministério integral de vida cristã” em todos os locais que passassem como nós fizemos mais de 30 anos.
Nas Escolas, Faculdades, empregos, profissões, vizinhança, negócios e também nas Igrejas. É duro ter ministério integral com estudos, trabalhos, casa e filhos para criar nos Caminhos de Deus, mas possível.

Ministério Integral é ministério íntegro e sem dar escândalos a outros e ao mundo.
Não é perfeição, mas buscar ser santo e temer a Deus, pois “dura coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.

Não me lembro de nenhum local da Sociedade que pelo menos uma semana por mês nós íamos distribuir o NT dos Gideões Internacionais pagos com nosso dinheiro nas horas antes do trabalho, bem cedo ou na hora do almoço ou depois do expediente.
Fora, os locais tradicionais que a Igreja ia antigamente pregar a Palavra nos morros, prisões, sanatórios, Casas de Saúde, Hospitais, ruas e praças.
E semear a Palavra, pois ninguém salva almas a não ser o Espírito Santo e dentro de templos é colheita.

Billy Grant, o maior evangelista de nosso século disse: “Quem dera que pelo menos 5% dos que vieram á frente nas minhas Cruzadas estejam realmente salvos”.

Aceitar Jesus ou pedir para entrar no coração sem arrependimento legítimo não significa nada, a não ser um grande engano teológico.
Jesus diz para fazer discípulos, que dá trabalho, e não é com duas pregações por semana. Tanto João Batista quanto Jesus diziam: “Arrependei-vos...”

Jesus é um Caminho que temos que ir até o fim, e não uma porta somente, estreita.

Por isso que vemos há anos, uma quantidade enorme de filhos de “chamados e ministros”, que nasceram em lar gospel, mas estão desviados ou nunca se converteram a Jesus, ou estão nas Igrejas ou nos púlpitos falando coisas de Deus sem saber realmente quem é Deus.

Paulo fala várias vezes em ofertas com alegria, sem obrigação ou tristeza, mas de coração, pois quando nascemos ou nos convertemos, Jesus deseja a nossa vida por inteiro e não um tempo dentro de templos e o próprio Deus não ofertaram Seu Filho em parte, mas integralmente para nos salvar.
Nem Jesus e os apóstolos ficaram pregando em sinagogas, mas nas praças e ruas e montes.

Se a TV converte almas para Cristo?
Pesquisa mundial: Os que são salvos mesmo e ficam firmes nas Igrejas, resultado de pregações de TVs mundiais são apenas 3% do total de crentes.
Ou seja, muito dinheiro gasto, muita vaidade, muita coisa fora da Palavra e poucos frutos.

Se Deus nos pede algo, seja o que for mesmo independente de dinheiro devemos dar a Ele, pois se não, caímos na desobediência que é pecado.
O jovem rico, não quis dar tudo aos pobres e Jesus o mandou embora triste, pois sabia onde estava o coração dos ricos, e que é mais fácil entrar um camelo numa agulha do que um rico entrar nos Céus.

Algo que necessitamos aprender e mudar a nossa mente mal formada na Escola na matéria Português, pois raramente lemos ou quando lemos a Palavra é leitura dinâmica que de nada adianta.
A Palavra “roubo” significa “tirar algo de alguém ou de algum lugar de forma violenta”.
“Furto” sim que significa “apanhar coisas dos outros sem violência”.

Na dúvida de qualquer discussão a respeito de dízimos e ofertas, o melhor é dar o melhor que temos a Deus.
A viúva pobre deu tudo a Deus e Jesus disse que ela deu mais do que os ricos.

Como Malaquias viveu no tempo de Neemias, que se referindo aos levitas que viviam de dízimos e ofertas recolhidas pelos Sacerdotes, começaram a trabalhar, pois não viam mais a cor do dinheiro, que seria para mantimento também dos órfãos e viúvas e estrangeiro.

Como Malaquias escreve todo o seu livro para os Sacerdotes, logicamente quando ele se refere a “vós” me roubais, o alvo são os Sacerdotes que apanhavam os dízimos do povo e não davam aos levitas.

Trazei todos os dízimos está no plural. Eram vários tipos de dízimos que os sacerdotes recebiam no templo. Leiam Levíticos e os livros da Lei.

Todo o livro de Malaquias é endereçado aos Sacerdotes e encontramos quatro maldições sobre eles que não cumpriram a Palavra de Deus.
Claro que Deus se referindo aos dízimos e ofertas não mudou drasticamente o assunto para o povo, mas continuou falando aos Sacerdotes.

“Porque Eu, o Senhor, não mudo, por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”.
Filhos de Jacó não se refere ao povo e sim Sacerdotes.
Sempre nos versículos adiante, Deus fala o pronome “vós”
““ Vós” me roubais”. “... porque, a mim me roubais, vós, assim a nação toda”.
“Por vossa causa, repreenderei o devorador...”

Mais adiante no versículo 13, diz “As vossas Palavras foram duras para mim, diz o Senhor, mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?”
Vejam a ganância torpe dos Sacerdotes, que nos versículos anteriores diz que “chegar-me-ei a vós outros, para juízo, serei testemunha veloz contra os feiticeiros (fetiches – atribuição de poder a coisa inanimada, para ganhar coisas de Deus), e contra os adúlteros (espirituais também), e contra os que juram falsamente, e contra os que fraudam o salário dos trabalhadores (o povo que dava e os dos levitas), e oprimem a viúva e o órfão e torcem o direito do estrangeiro...”

Olha a resposta dos Sacerdotes: “Vós dizeis: É inútil servir a Deus (os Sacerdotes que serviam a Deus), que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?”
Uma revolta e uma justificativa para roubarem os dízimos e ofertas do povo.

E seguem dizendo que felizes são os soberbos e os comete impiedade e prosperam e escapam.

No final, Deus diz a diferença na eternidade entre os que servem a Deus e os que não servem a Deus. Eu acho que muitos se servem de Deus.

Jesus disse que “a Lei e os profetas duraram até João”. Não ministério Profético, senão Paulo teria ficado louco em Ef. 4:11, dizendo os dons para edificação do Corpo de Cristo, incluindo Profetas, mas os Livros dos profetas menores e maiores.

Que Leis? Judaicas, Mosaicas inclusive, pois Moisés disse para não adulterar, mas Jesus disse que “aquele que olhar com intenções más para uma mulher, já adulterou”.
Não matarás virou o que João escreveu que “aquele que odiar a seu irmão é homicida”.
Entre outras leis que são na Graça muito mais duras do que na Lei.
“Orar pelos que vos perseguem”, entre outras.
“Amar os inimigos”. Tudo ao contrário da Lei. Ou mais exigentes do que a Lei.

O que não podemos desprezar são as muitas lições de Salmos, Provérbios, Eclesiastes e várias passagens de homens de Deus que servem para nos mostrar mais o que “não devemos fazer” do que o “que devemos fazer ou ser”.
Isto é caso para Jesus, Paulo e outros que nos exortam a sermos santos.
O que já ouvimos de auto-ajuda, usando a Palavra e maus exemplos da Palavra não “está no gibi”. Ou seja, ninguém mais quer isto. O povo quer alimento sólido e para o seu espírito sedento de Deus. Aliás, o povo que é de Deus verdadeiramente.

Lei e Graça é uma eterna briga de teólogos e de homens interesseiros, mas não quero entrar nesta polêmica que não leva a nada.

Sei que o povo sempre foi na sua grande maioria de convertidos, pois os visitantes e religiosos e os gospels a fim de ganhar coisas de Deus não deveriam dar nada, pois é imundo, vindo de pecadores. Mas, como saber quem são?

E que Malaquias e até Jesus falava dos Sacerdotes o primeiro, e dos Fariseus, o Filho de Deus, exortando-os quanto ao que Deus quer destes.
Deus é bem exigente dos que levam o título de Sacerdote, ou seja, todos nós que seguimos a Jesus sem medo.

O Fariseu, Sacerdote religioso, dizia que dava todos os dízimos de hortelã e cuminho e orava e jejuava e não era mau como o publicano, que batia no peito e dizia: Senhor tem misericórdia de mim. Jesus afirmou que o publicano desceu Justificado.

Sendo assim, ofereçamos a Deus o nosso melhor da juventude, ou de todas as idades, forças, tempo, dinheiro, família, dons, orações, ajuda aos necessitados, filhos, netos e tudo o que Deus nos deu um dia. Toda a alma e todo coração e todas as forças. Tudo e todas as coisas integrais.

O problema espiritual grave é que os Fariseus ofereciam os dízimos a Deus e os 90%, eles gastavam como bem entendiam, com coisas fora da Vontade de Deus.
Exatamente como nos dias de hoje, e há muitas décadas.

Se nós retivermos algo ou ainda parte de algo que Deus nos deu o grande perigo é Deus tomá-los um dia ou permitir ao inimigo em tocar naquilo até nosso quebrantamento e entrega total a Deus.

Na Lei, fora da Lei ou na Graça, temos que entender de uma vez por todas que “não temos nada nosso nesta terra”. Tudo vem de Dele, por Ele e para Ele.

Estive pensando sobre Testamento. A Bíblia diz que um “testamento somente tem efeito com a morte do testador”.
NT, a morte de Jesus confirmou-o
Mas, quem morreu para haver AT? Eu creio e posso estar muito errado, foi a Lei.

Vamos raciocinar: Se eu cometo um delito e tenho que pagar, mas alguém caridoso toma o meu lugar e paga a pena por mim. Estou livre.
Da mesma forma que diz a Palavra que “Jesus cumpriu toda a Lei”. Certíssimo.
Mas, se Ele cumpriu, nós devemos cumprir de novo a mesma pena ou Lei?
Será que temos que morrer numa Cruz como Ele?

Exemplo claro: O fruto do Espírito é claro e deve haver em nós.
Porém, se são do Espírito, eles provêm de Deus e não de nossos esforços próprios. Eles são acrescentados a nós pelo Espírito Santo de Deus.
Nenhum homem, por mais títulos ou espirituais que sejam, podem ter o fruto do Espírito, porque são do Espírito. Entendem?
Jesus já cumpriu por nós. Basta nos apropriarmos pela Fé.

Uma Palavra final, pouca dita, mas demais conhecida nas Igrejas e no povo de Deus:
“Melhor coisa é dar do que receber”, diz Paulo.
“Quer imitar Abraão? “Sê tu uma bênção, Abraão”, disse Deus.
E não, venha sempre a Mim ou a Igreja buscar uma bênção.
Igreja, nem Pastor, nem Profeta, nem Patriarca e nem ninguém pode dar nada a ninguém.
Só a fé em Deus e no tempo de Deus e “se Deus quiser”.

A grande necessidade do povo de Deus e dos que são sacerdotes “nascidos de novo” é examinar a Palavra de Deus com a mente de Cristo, aberta a mudanças, sem religiosidade e sofismas ou tradições de famílias ou denominacionais.
Senão, poucos vão participar do verdadeiro e final Avivamento de Deus neste mundo.

*Para encerrar e edificar a tua fé e a Salvação que Jesus pagou com sangue na Cruz do Calvário. “Se você não der um dízimo ou uma só oferta na sua vida toda, nunca você vai perder a Sua Salvação”. “Você já foi comprado por um alto preço sem necessidade de pagamento”.
Ela não depende de dinheiro e nem a Bíblia e nem Jesus nunca disse tal coisa. Senão voltaremos à Inquisição.

Maranata Ricardo Rezende


Nenhum comentário:

Postar um comentário