Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Servo do Deus Altíssimo, escritor a seu serviço e evangelista. Um homem movido pelos propósitos de Senhor. Bacharel em Teologia no Seminário Peniel,1998, Curso de Leader no Haggai Institute, Maui, Hawai,2001. Há um ano retornei de Angola onde fizemos um trabalho missionário. Como escritor, tenho preparado quatro livros que serão lançados, em breve, e cuja abordagem diz respeito a visão atual do Evangelho no mundo moderno. O primeiro livro tem como título "A Face Oculta do Evangelho". Na vida secular, sou casado e tenho três filhos:Thiago, Camila,Lucas e minha nora e filha por adoção Rosana. Tenho um neto Benjamin de dois anos e agora uma neta linda, Alice, que serão servos do Senhor e farão diferença neste mundo. Toda a família tem obedecido ao Ide do Senhor Jesus e por isto estamos alegres: Minha esposa Regina é pastora e meus filhos são levitas,chamados para o louvor na Casa do Senhor. Congrego na Igreja Nova, Barra da Tijuca, na qual o Pastor é Maurício Fragalle, que me tem feito ver mais profundamente o que é viver uma vida de fé na Palavra de Deus. A Deus toda a glória, sempre!

Translator

English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translator By Ferramentas Blog

Arquivo do blog

Seguidores

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

ESCOLHENDO UMA MENTALIDADE VENCEDORA E NÃO UMA MENTALIDADE DE VÍTIMA

·                    Diariamente vivemos situações que despertam em nós sentimentos, pensamentos, comportamentos e atitudes de vítima ou de vencedores. A lei da física nos ensina que toda ação provoca uma reação e, isso também, nos relacionamentos entre as pessoas.
·                    No mundo encontramos todo tipo de crenças, pensamentos, ideologias, políticas, injustiças e oposições. É natural que, todos nós enfrentemos, em algum momento, dificuldades, obstáculos e desafios.
·                    A maneira como lidamos com as situações e as pessoas, muitas vezes, nos mostra o tipo de mentalidade que temos. Construir uma mentalidade de vencedor ou de vítima é uma escolha que fazemos diariamente, independentemente, se as circunstâncias são favoráveis ou não.

·                    Jesus enfrentou tudo isso e nos deixou um grande exemplo de perseverança, porque não se deixou levar pelo que diziam contra ele. Sua reação era de quem sabia quem ele era (Filho de Deus), qual era a sua missão (salvar o mundo) e para onde iria (assentar à direita de Deus Pai).
·                    Embora Jesus tenha sido enviado por Deus, ele cresceu entre os homens, mas desenvolveu sua mentalidade nos ensinamentos do seu Pai Celestial. Ele não se deixou envolver pelas tradições e nem se abater pelas críticas, acusações e injustiças, por isso, Jesus venceu.
·                    Há pessoas que não conseguem lidar com situações difíceis porque construíram uma mentalidade de vítima baseada nas suas limitações, frustrações, desapontamentos e acreditam mais no lado negativo das coisas.
Desenvolvem um comportamento reativo, culpando os outros por sua situação e esperam que os seus problemas também sejam resolvidos pelos outros.
·                    Por outro lado, existem pessoas que mesmo enfrentando situações extremamente difíceis não se deixam abater, são proativas e buscam se revestir da verdade de Deus para superar os obstáculos impostos pela vida.
·                    Podemos ver esses dois tipos de mentalidades quando Moisés guiado por Deus dá uma missão para doze homens fazerem o reconhecimento da terra de Canaã, a qual Deus prometera aos israelitas. Após quarenta dias, eles retornaram para o deserto, e relataram para Moisés e toda a comunidade de Israel. Os doze homens conseguiram ver fartura de leite e mel, mas dez deles disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós." E espalharam um relatório negativo acerca daquela terra. "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles." (Números 13:31-33)
·                    Apenas Josué e Calebe disseram: "A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde há leite e mel com fartura, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles!" Números 14:7-9
·                    Observamos como as pessoas lidam de maneiras diferentes diante da mesma situação: algumas pessoas dão ênfase ao lado negativo, recuam por medo de fracassar, por acreditar que não são capazes, por não confiar plenamente que Deus é por elas.
Enquanto outras estão dispostas a enfrentar o desafio, conseguem focar no lado positivo, acreditar que são capazes e a confiar que Deus é todo poderoso para ajudá-las.
·                    Moisés, Arão, Josué e Calebe não permitiram que a atitude negativa e incrédula das pessoas roubasse a fé que eles tinham na promessa de Deus. Eles não se viram como vítimas diante de uma situação desafiadora, mas se viam como vencedores porque criam que Deus era fiel para cumprir o que havia prometido. Eles só precisavam dar um passo de fé e Deus agiria a favor deles.
·                    Na nossa vida diária, também ocorrem algumas situações (saúde, finanças, relacionamentos) que despertam em nós algumas reações. Como iremos enfrentá-los: com reclamação, murmuração, medo, desânimo e apatia como fizeram os dez espias; ou agiremos em fé, declarando a Palavra da verdade, com coragem, ânimo e perseverança como Josué e Calebe.
·                    O que vemos e ouvimos tem produzido em nós uma mentalidade de vítima ou de vencedor?
·                    Somente teremos uma mentalidade de vencedor se fizermos o que o apóstolo Paulo disse: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2.
Enfrentar problemas não é algo confortável, todavia a nossa atenção não deve estar focada nos problemas, como se eles fossem gigantes, mas devemos enfrentá-los como filhos de Deus através da oração e confissão da Palavra da fé.
1 João 5:4-5: "O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus. ”
·                    Toda vez que a nossa mente for atacada com pensamentos negativos de derrota emocional, pessoal, familiar, profissional ou espiritual precisamos levantar a nossa voz com fé, declarando o que está escrito
·                    "Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." Romanos 8:37-39

Quem deveria poderia ser mais frustrado nesta vida como Jesus? Tratado como marginal. Diziam que tinha demônio. Rejeitado pelo seu próprio povo. Nunca se casou. Foi tentado de todas as maneiras, e não cedeu. Nunca foi rico. Nunca foi líder de Comunidades, nunca fez Igrejas, nunca foi um profissional de fama. Morreu numa Cruz, nu, e ao lado de criminosos. Foi xingado, odiado, chicoteado em praça pública, ferido, e nunca reagiu da mesma maneira. E nunca apareceu no Fakebook, WhatsApp e mídias. Foi traído por um discípulo. Nunca foi ordenado. Andava com pecadores. E cumpriu toda a Lei por nós, além de sempre fazer o bem, curando, libertando, e operando maravilhas, que nem os livros deste mundo poderiam descrever!
Porém, cumpriu SUA MISSÃO NA TERRA!
E nós? Temos tudo acima, somos famosos, cheios de bens, aparecemos na mídia, temos tudo de bom e do melhor, mas mal sabemos de nossa MISSÃO NESTA TERRA!
Ser grande profissional, ser pastor, profeta, evangelista, ser rico, famoso, ter famílias e filhos, abrir templos, aparecer nos palcos deste mundo, ser conhecido da mídia, escrever bem, pregar, dançar, cantar, tocar bem, dentre outras coisas, que tudo pode ser bom, porém, a Bíblia responde:
I Corintos 5:17-18: Desta foram, se alguém estiver em Cristo, é Nova Criatura. As coisas velhas já passaram; Eis que tudo se fez novo. E tudo provém de Deus, que nos reconciliou com Cristo, e nos deu o MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO.

1.      Alguma situação despertou em você sentimentos, pensamentos ou atitudes de vítima ou de vencedor. Qual foi o resultado disso em sua vida?
2.      Como você entende a importância da ”perseverança” para ser vitorioso (a) frente aos desafios e oposições nas diversas áreas da sua vida? Você obteve a vitória sobre algo que aparentemente era impossível de ser conquistado.
3.      Seu posicionamento frente as situações difíceis tem sido o de quem tem uma mentalidade de vítima ou você verdadeiramente tem buscado se revestir da verdade de Deus?
4.    Como tem sido seu posicionamento ao se deparar com situações onde as circunstâncias se mostram contrárias às promessas de Deus?
5.    Enfim: Temos RECONCILIADO pessoas com Deus, ou as afastado elas de nossas vidas, e particularmente, da Vida com Jesus?
*Eu apenas complementei os dois últimos parágrafos!
Maranata Regina Maria Tavares de Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário