Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Servo do Deus Altíssimo, escritor a seu serviço e evangelista. Um homem movido pelos propósitos de Senhor. Bacharel em Teologia no Seminário Peniel,1998, Curso de Leader no Haggai Institute, Maui, Hawai,2001. Há um ano retornei de Angola onde fizemos um trabalho missionário. Como escritor, tenho preparado quatro livros que serão lançados, em breve, e cuja abordagem diz respeito a visão atual do Evangelho no mundo moderno. O primeiro livro tem como título "A Face Oculta do Evangelho". Na vida secular, sou casado e tenho três filhos:Thiago, Camila,Lucas e minha nora e filha por adoção Rosana. Tenho um neto Benjamin de dois anos e agora uma neta linda, Alice, que serão servos do Senhor e farão diferença neste mundo. Toda a família tem obedecido ao Ide do Senhor Jesus e por isto estamos alegres: Minha esposa Regina é pastora e meus filhos são levitas,chamados para o louvor na Casa do Senhor. Congrego na Igreja Nova, Barra da Tijuca, na qual o Pastor é Maurício Fragalle, que me tem feito ver mais profundamente o que é viver uma vida de fé na Palavra de Deus. A Deus toda a glória, sempre!

Translator

English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translator By Ferramentas Blog

Arquivo do blog

Seguidores

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Crescimento Espiritual


Crescer espiritualmente é ser aperfeiçoado dia-a-dia com a finalidade de alcançar o caráter perfeito de Jesus Cristo, e viver em completa intimidade com Deus.

Por que é necessário crescer?
A resposta é simples: porque Deus quer que nós cresçamos, conforme Ele nos ensina em
Efésios 4:11-16
14 – “Para que não sejamos mais como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro”.

No versículo 14, o Senhor nos ensina sobre a finalidade de alcançarmos o caráter perfeito de Jesus. A finalidade é o nosso amadurecimento, para que não sejamos enganados por bons discursos de homens que não conhecem nada de Deus e distorcem a verdade.

Analogia do crescimento espiritual com o nosso crescimento humano.

Fase
No crescimento humano
No crescimento espiritual
Nascimento
Início do conhecimento de todas as coisas
Conversão, início da caminhada na fé
Primeira Infância
(1 Pe. 2-2)
Dependência para comer, tomar banho, trocar de roupa, para todas as necessidades básicas

Aprendizagem
Dependência de cristãos maduros (pais na fé) para começar a aprender a Palavra de Deus e que aconselhem sobre os princípios da Palavra para que sejam tomadas decisões

Aprender a andar com Deus, a ler a Bíblia e compreender a vontade Dele
Adolescência
Maior independência, porém sem responsabilidades
Menos dependência de outros cristãos e maior dependência de Deus.
Fase adulta
(Sl. 1:1-3)
Assumir responsabilidades, novas experiências, suporte a outras pessoas
Tomar decisões e enfrentar desafios depender totalmente de Deus, ensinar aos cristãos recém-convertidos, liderança de ministérios, etc.

O crescimento espiritual deve ser natural para todo cristão, porém não é o que ocorre normalmente.

Porque o crescimento espiritual não ocorre para todo o cristão?
Porque a maioria dos cristãos não quer crescer.

As responsabilidades e os desafios nos fazem sair da "zona de conforto" e isso nos deixa inseguro, porém o Senhor Jesus nos deu espírito de ousadia e não de covardia.
Efésios 3:10-12
“Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele."

Meninice - Efésios 4:14a - “Para que não sejamos mais como meninos”

A maioria dos cristãos não quer assumir responsabilidades e continua "debaixo das asas" de outros cristãos, ao invés de estar debaixo das asas do Deus Todo-Poderoso.

Instabilidade – iniciam algo, como por exemplo, um trabalho, uma atividade e não terminam.
Curiosidade – não devemos nos intrometer nos assuntos particulares de nosso próximo. Precisamos aprender a calar a boca e cuidar dos nossos interesses.
Tagarelice – Pv 10:19 / Ec. 5:3b
Precisamos aprender a ficar quietos, em silêncio.
Precisamos tomar cuidado com aquilo que dizemos,
As pessoas que falam o tempo todo geralmente cometem pelo menos três transgressões: Maledicência (comentar e debater os defeitos de outras pessoas que estão ausentes); falar vaidades (sempre falar de si mesmo); falar tolices (coisas que para nada e aproveitam.

Exemplos de cristãos "antigos" que não querem crescer
Cristãos que está há anos na igreja e sequer sabem que receberam um dom espiritual, e não sabem por que lhes falta maior intimidade com Deus através da Palavra de Deus;
Cristãos que, apesar de terem se convertido há um longo tempo, dependem totalmente do pastor ou de outros irmãos para fazer uma oração ou para tomar uma decisão, pois dizem que não conseguem ouvir Deus;
Cristãos que não se envolvem em nenhum ministério porque dizem que ainda não receberam a revelação de Deus;
Cristãos que vão à igreja para "buscar a bênção", enquanto o Senhor disse que as bênçãos nos alcançarão quando ouvirmos a voz Dele.
Deuteronômio 28:2
"E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus;"

O Senhor nos fez Igreja, porém ainda existem cristãos que não compreenderam isso e continuam exercendo apenas a atividade de ir à Igreja.

Como eu posso crescer?
Exercitando o conhecimento e a obediência à verdade como Ele nos ensina em
Hebreus 5:12-14. Mantenha seu espírito cheio da verdade, ou seja, um espírito cheio do conhecimento revelado da Palavra de Deus.
Não há outra forma de crescer e ter seu caráter aperfeiçoado (Ef. 6:10).


Hebreus 5:12-14
"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal."

Não somos perfeitos, mas quando identificamos um erro em nós devemos corrigi-lo.
(I Timóteo1: 18-19)

E se eu não crescer?

Existem cristãos que se acomodaram na vida de "bebê espiritual" e não sentem a necessidade de crescer, porém eles não sabem que estão deixando de experimentar o melhor de Deus para suas vidas.

Se você é cristão, deve saber que o certo é tomar decisões e viverem todos os dias conforme a vontade de Deus, mas será que isso é uma verdade em sua vida?

Para saber se crescemos, devemos refletir na seguinte pergunta: "Na maioria das vezes, eu tomo decisões baseado na vontade de Deus ou na minha vontade?".

I Coríntios 3:1-3
"E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?"

1 Coríntios 14:20
"Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia e adultos no entendimento."

Fase Adulta – Varonilidade
Deus deseja o melhor para nós (3 João 2)
O cristão maduro se encaixa na descrição de I Cor. 13:5.
Não podemos compreender a Deus pelos nossos sentimentos, mas por meio daquilo que a Palavra diz a respeito dEle. Conheceremos a Deus mediante a Palavra.
Passos para amadurecer
Meditar constantemente na Palavra de Deus

1 Pedro 2:2
“Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, 3se é que já provastes que o Senhor é benigno.”

Orar constantemente
A oração permite que você se torne íntimo de Deus entregando a Ele toda a sua vida e ouvindo-O para conhecer a vontade Dele.

Abandonar o orgulho
Em Provérbios 16:18, está escrito que o orgulho precede a ruína, ou seja, leva ao fracasso. É necessário que você libere perdão para as pessoas que o (a) magoaram no passado independentemente do fato que ocorreu. Lembre-se de que Jesus perdoou absolutamente todos os nossos pecados, demonstrando um amor incondicional por nós.

Provérbios 16:18
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.”

Abandonar o medo
O medo é totalmente contrário à fé. Se você tem medo de se ferir novamente, de ser humilhado, reconheça a sua incredulidade, ore ao Senhor para que lhe transforme e permita que Ele lhe dê a oportunidade de confrontar esse medo.
Tomar decisões.

Não se justificar dizendo "estou esperando a revelação de Deus" e tome decisões sobre a direção que Deus já deu a você anteriormente (talvez há muito tempo).
O problema não está em Deus, mas sim em nós. Quando admitirmos isso, amadureceremos em Cristo.

Enfim, “olhando para Jesus, Autor e consumador da nossa fé”.
A Palavra de Deus nos afirma em I João 4:18, que o “... medo produz tormento”.
Ora, se a pessoa tem medo de ficar doente, falir, morrer precocemente, profetizar, tremer quando vai dar uma mensagem, receber um dom de Deus, casar, tiver filhos, tomar decisões que Deus ordenou viver uma vida íntegra no meio de lobos e de ímpios ou quaisquer outras coisas que o assuste na terra, este “espírito” que ronda os crentes e os ímpios e os fazem ter pânico e pavor pode afetar suas emoções e o crente ficar doente e nunca receber cura e nunca fazer a Vontade de Deus.

O medo é o oposto da fé. Quando os discípulos gritaram de pavor no barquinho e Jesus estava dormindo aos seus lados, Ele falou: “Homens de pouca fé”.
Da outra feita, eles gritaram com medo de fantasma quando Jesus andou sobre o mar.

Este medo é para quando somos crianças e ficamos com medo até de mula sem cabeça, boi da cara preta, saci pererê, pé grande, fantasmas, água e de vivermos em vários lugares deste mundo.
Medo traz doenças graves e depressão. Pressão alta, separações, fracassos e todo tipo de derrotas no mundo espiritual e secular.

No mesmo versículo, João nos diz que o “amor lança fora o medo”.
Somente adultos sabem amar como convém, no amor ágape de Deus, sem picuinhas e briguinhas e futilidades e sem se fazer de vítimas e coitadinhos.

Deus é Amor e Ele veio fazer morada em nós, como disse Jesus.
Não, uma partezinha de Deus, mas todo o Deus Todo Poderoso do Universo vive em você e vive em mim, mas temos que reconhecer e viver dentro de Sua “boa, perfeita e agradável Vontade”.

O pior que nos pode ocorrer nesta terra, e sempre pensei nisto, quando ia e vou a lugares difíceis e perigosos para pregar a Palavra é que posso morrer.
Mas, se não for o dia estipulado por Deus, nada vai me acontecer.
Nem o diabo é louco de querer me matar e perder mais uma vida para ele.

A grande artimanha do diabo é fazer o crente se desviar dos Caminhos de Deus e matá-lo.
Nunca me digam que crentes não vão para o Inferno, pois lá está cheio de crentes e ministros e pregadores.
Basta ler alguns artigos de homens e mulheres de Deus que foram arrebatados com Cristo ao Inferno e viram o local onde ficarão os que conheceram a Palavra e a rejeitaram.
O pior de todos.

Prestem bem atenção: Não fosse assim, Jesus não teria deixado umas quatro parábolas, onde os Servos maus e infiéis e acomodados no pecado são lançados nas “trevas e ranger de dentes”.
Servos são aqueles que um dia serviram ao Senhor.

Paulo, antes de morrer disse: “Cumpri a carreira e guardei a fé”.
Em Apocalipse, Jesus sempre disse às Igrejas: “Ao que vencer...”

Eu e você recebemos um dia em nosso Ser, um Deus inteiro e santo e Poderoso, mas não vamos pisar novamente no sacrifício que Jesus fez na Cruz e sermos rebeldes, como diz em Hebreus, o foram os israelitas no deserto e a maioria ficou pelo deserto.
Não caiam mais nas doutrinas interesseiras e bajuladoras de homens, que somente desejam seus préstimos e dinheiro. Quando acaba, te jogam fora e até amaldiçoam suas vidas.
Isto é coisa do diabo, que está solto e tem entrado no mundo gospel com palavras bonitas e persuasivas e humorismo.

Maranata Ricardo Rezende, Evangelista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário